20 Maio 2020

Comunicação: o artifício mais poderoso do mundo corporativo

Comunicação: o artifício mais poderoso do mundo corporativo

Para que uma empresa seja conduzida de forma assertiva é primordial que haja uma boa comunicação. Entretanto, independentemente do segmento e da hierarquização do negócio, os líderes precisam atentar-se à qualidade da troca de informações, como ela é planejada, executada e quais são os processos.

Em locais com diferentes gerações, espera-se uma variedade de comportamentos, desejos e particularidades. Portanto, certamente haverá divergências na forma de pensar e de agir entre os profissionais. Para que isso seja alinhado, é preciso investir em uma boa comunicação, de maneira que as relações tornem-se mais leves e fluidas. Afinal, uma boa equipe só consegue ser eficaz e alcançar os resultados almejados a partir do momento em que houver um diálogo claro e objetivo.

A seguir, separamos dicas que podem contribuir para uma comunicação eficaz dentro do seu negócio. Acompanhe!

Exclua a cultura de estereótipos

Evite rotular um profissional com base na geração a que ele pertence. Embora existam diferentes faixas etárias dentro de uma organização, com força de vontade e apoio, todo colaborador é capaz de evoluir. É importante que todos enxerguem a situação da mesma forma.

Aposte em um canal de diálogo

O diálogo deve estar acima de outros aspectos. Hoje em dia, os profissionais costumam valorizar mais as empresas que têm um canal de diálogo aberto. Além disso, cada vez mais os colaboradores sentem a necessidade de serem ouvidos e de compreenderem a importância de suas ações dentro uma organização.

comunicação corporativa - SEPAC

Incentive a interação

Promover programas internos em que os colaboradores possam dividir conhecimentos e experiências relacionados às atividades desempenhadas dentro da organização pode ser uma boa estratégia para incentivar a empatia.

Valorize a experiência

Com a união de diferentes pontos de vista em um momento de desafio da empresa é possível que as gerações encontrem a melhor estratégia. Soluções inovadoras podem surgir com o compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências.

Alinhe expectativas

Desenvolver as competências e atender às expectativas individuais dos colaboradores é muito importante, de modo que os profissionais sintam-se seguros e compreendam os direitos e deveres dentro da companhia. Além disso, feedbacks também contribuem para que os colaboradores se sintam mais compreendidos e realizados com o trabalho.

Respeite as limitações

Em um ambiente corporativo com diferentes perfis, pode acontecer de um profissional ter mais dificuldade para desempenhar determinada função. Ao identificar esses casos entre os membros da equipe, é preciso agir com discrição e chamar o colaborador para uma conversa de orientação, sem exposição aos outros profissionais.

Engaje e motive

Profissionais engajados com os objetivos da empresa atuam de forma proativa, com vontade de colaborar com o sucesso da companhia. Portanto, é preciso investir em ações que os engajem. Entre algumas dessas ações, destacam-se as oportunidades de crescimento, recompensas e feedbacks, bem como formas de aperfeiçoamento e eventos que integrem a equipe.

A comunicação é um fator imprescindível para alcançar o sucesso de uma empresa. Com ela, o colaborador fica mais engajado e alinhado com os objetivos da organização. Por isso, essa é uma das principais ferramentas estratégicas no universo corporativo.

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