26 março 2019

Como valorizar as próprias qualidades no ambiente de trabalho

Como valorizar as próprias qualidades no ambiente de trabalho

É muito comum que, nas empresas e companhias, as análises de desempenho e os feedbacks entre líderes e colaboradores girem sempre em torno do que precisa ser melhorado. Porém, psicólogos e estudiosos do comportamento organizacional estão descobrindo que as pessoas respondem melhor a elogios do que a críticas e que, quando as empresas focam em atributos positivos, como resiliência e confiança, os retornos são impressionantes.

Valorizar os pontos fortes, os próprios e os dos outros, resulta no aumento da confiança e no desejo natural de melhorar o desempenho. Além disso, permite que se tenha uma melhor compreensão de como lidar com os pontos fracos, o que é muito relevante para líderes e gestores.

Seguindo esta linha, professores e pesquisadores de diversas universidades dos Estados Unidos criaram o Reflected Best Self (RBS), um método que permite que profissionais desenvolvam uma consciência sobre a melhor versão de si mesmos, para aumentar o próprio potencial futuro.

Sobre os exercícios que precisam ser feitos no transcorrer do método, os especialistas reforçam que requerem compromisso, diligência e acompanhamento, buscando desenvolver um plano para uma ação mais eficaz. Os profissionais frisam que, se usado corretamente, o exercício pode ajudar a explorar áreas de potencial não reconhecidas.

Veja os 4 passos do RBS e aprenda a valorizar as próprias qualidades no trabalho.

1 – Feedbacks

A primeira parte do exercício é coletar o máximo de feedbacks que puder, dentro e fora do ambiente de trabalho. A ideia é reunir informações de várias fontes para ter um entendimento mais rico e amplo sobre si mesmo.

Valorizar as próprias qualidades no ambiente de trabalho - SEPAC

2 – Padrões

Neste segundo momento, analise e cruze as informações buscando comentários comuns e pontos de convergência. Para facilitar a leitura, é interessante organizar os dados em uma tabela e ir adicionando as próprias observações acerca dos tópicos levantados.

3 – Autorretrato

Com base nas informações coletadas e no agrupamento dos dados comuns, o próximo passo é escrever uma descrição de si mesmo. De preferência em texto corrido, não em tópicos, conecte os comentários colhidos às próprias observações, criando um autorretrato que sirva de lembrete das realizações anteriores e de guia para futuras ações e revisões.

4 – Perfil profissional

Tendo identificado os pontos fortes em todas as áreas da sua vida, é preciso, agora, redesenhar a própria descrição profissional. É interessante observar que existem qualidades que, a princípio, não dizem respeito às funções profissionais, mas que provavelmente podem ser aplicadas no ambiente de trabalho.

Aspectos pessoais, inclusive, como habilidade de comunicação, de gerenciamento de conflitos e inteligência emocional, estão sendo muito valorizados na hora da contratação ou da promoção.

Fonte: Harvard Business Review

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