13 outubro 2021

Como utilizar o Mundo BANI para enfrentar desafios na empresa

Como utilizar o Mundo BANI para enfrentar desafios na empresa

O cenário da pandemia impulsionou, décadas após o conceito de Mundo VUCA ser criado, o Mundo BANI: uma concepção que atenta para a necessidade de mudar hábitos na gestão de negócios e considera o atual momento de rápidas transformações. Confira abaixo o que esse conceito abrange e como aplicá-lo ao ambiente corporativo.

Mundo BANI

Reunião dos termos em inglês brittle, anxious, nonlinear e incomprehensible (frágil, ansioso, não linear e incompreensível), o Mundo BANI foi criado pelo antropólogo e futurista Jamais Cascio e é tido como a evolução do conceito de Mundo VUCA.

Na prática, a concepção atua como uma lente que possibilita analisar e estruturar os acontecimentos do mundo para reagir com resiliência, atenção plena, flexibilidade e transparência.

Nos negócios

Os desafios do Mundo BANI nos negócios

No âmbito corporativo, a fragilidade apontada pelo Mundo BANI ressalta a importância de exercer a colaboração e a resiliência em um contexto de incertezas, como no caso da pandemia. Esse aspecto também pode ser contornado por meio de ações que diminuam a imprevisibilidade atual, buscando estar sempre um passo à frente dos problemas.

Outra forma de atenuar a fragilidade é aderir à diversidade de colaboradores, ideias e modelos de negócio, visto que quanto mais amplas forem as competências da organização, maiores são as possibilidades de se integrar ao mercado.

Nas empresas, a ansiedade do Mundo BANI orienta a lidar melhor com inseguranças e com a sensação de impotência dos contextos atuais. Para isso, ela estimula a trabalhar a empatia, a escuta e o mindfulness, tornando os cenários mais positivos.

A não linearidade do Mundo BANI, por sua vez, convida a exercer a flexibilidade e a adaptabilidade, fazer parcerias, romper barreiras e adquirir novos aprendizados a fim de compreender melhor as dinâmicas. Já para encarar a difícil compreensão do mundo moderno e as inconstâncias do momento, são requeridos aspectos como ética, inovação e transparência.

Vantagens de aplicar o conceito BANI

Como aplicar o BANI no dia a dia

Aderir aos ensinamentos do Mundo BANI pode agregar inúmeras vantagens aos negócios. Uma cultura empresarial baseada na antifragilidade, por exemplo, faz com que a equipe encare situações com mais naturalidade, utilizando cenários pouco favoráveis para aprender a lidar com incertezas e aprimorar habilidades.

Ao trabalhar questões ligadas à ansiedade do Mundo BANI, a empresa tende a estimular uma cultura de mais apoio, sensibilidade, suporte e compreensão entre os integrantes, ao passo que incentiva a adaptação a novas realidades frente à não linearidade do contexto atual.

Por fim, ao lidar com o teor incompreensível do Mundo BANI, as empresas ampliam a percepção da multiplicidade de escolhas e informações a serem absorvidas, expandindo sua visão acerca das mudanças a sua volta.

Como visto, a aplicação dos conceitos e aprendizados trazidos pelo Mundo BANI tende a estimular nos negócios a capacidade de enfrentar situações diversas, transformando desafios em oportunidades de aprender e prosperar.

Leia mais: Real skills: como aplicar competências híbridas aos negócios

Fonte: Época Negócios, Administradores e Runrun.it

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário