Como um líder pode contribuir com o sucesso dos colaboradores
O papel que o “líder” desempenha no dia a dia das empresas é um dos tópicos mais abordados na bibliografia atual sobre gestão. É também um dos temas que mais influenciam na construção de um ambiente de trabalho próspero para todos, que entregue bons resultados. Hoje, fala-se no líder 4.0.
O líder tem a função de impulsionar o sucesso em uma organização, influenciar o trabalho e a eficiência dos colaboradores, disseminar bons hábitos e práticas, dar exemplo de atitudes, prezar e buscar o desenvolvimento e a capacitação de cada colaborador.
Um dos significados mais simples para “líder” é: “aquele que possui seguidores”. O líder empresarial, o gestor, é alguém que conquista o respeito e a admiração dos colaboradores e demais colegas – através de boa comunicação, sinceridade, humildade e capacidade de ouvir e incentivar o melhor de cada um.
Segundo os especialistas, para ser um bom líder e contribuir para o sucesso dos colaboradores é preciso:
– Colocar as pessoas em primeiro lugar;
– Estar disposto a aprender e ensinar;
– Contribuir para que todos ao redor sejam capacitados e estejam motivados;
– Buscar novas formas de alavancar os resultados através do trabalho em equipe e do direcionamento das tarefas;
– Observar a equipe, atentando para quem tem maior interesse e potencial;
– Ouvir os colaboradores, deixando-os expressar seus pontos altos, visões sobre a empresa a longo prazo e seus projetos futuros;
– Manter a equipe sempre informada: um líder permite que todos saibam o que acontece em cada setor da empresa, quais são os planos futuros e onde cada colaborador pode se encaixar melhor no grande cenário. Transparência e diálogo são fundamentais e geram engajamento e confiança;
– É necessário estimular quando alguém arrisca, mesmo sem os resultados esperados, criando uma cultura organizacional criativa e a favor de novas ideias.
Fonte: Revista EXAME
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