29 julho 2020

Como treinar um time orientado a soluções

Como treinar um time orientado a soluções

Na rotina corporativa, por mais que todos estejam trabalhando em prol de bons resultados, o surgimento de desafios e obstáculos é natural. O que define a resolução satisfatória de um problema é a estratégia que a equipe utiliza para lidar com ele.

Estar preparado para esse tipo de imprevisto é essencial, pois sabe-se que no dia a dia empresarial, cada minuto é muito valorizado. Ter um time treinado para a resolução de problemas é um diferencial que pode ser determinante na geração de resultados mais eficazes.

Primeiros passos

Ao criar um fluxo de resolução de problemas, o ideal é alinhar as etapas para que sejam seguidas de forma subsequente. Diante de um passo a passo pré-ordenado, a equipe saberá exatamente o que fazer. Para abordar um problema, deve-se:

 1) classificá-lo

 2) levantar possíveis resoluções

 3) partir para a prática

Quanto mais complexo for o obstáculo em questão, maior será a necessidade de dividi-lo em etapas. Lidar com o problema de uma só vez pode fazer com que questões passem despercebidas ou sejam adotadas soluções precipitadas. Assim, analisar e solucionar separadamente cada faceta dele pode ser um método mais assertivo.

Incentive a prontidão da equipe

Um time antecipado e atento ao surgimento de problemas possui uma vantagem para solucioná-los. Por isso, é imprescindível treinar os colaboradores para estarem sempre atentos e checarem todas as etapas dos processos, identificando problemas quando houver.

Nesse cenário, a colaboração e o trabalho em grupo são fundamentais, pois quanto mais cabeças pensantes, maior é o leque de alternativas levantadas. Dessa forma, preze por debates coletivos em que todos possam contribuir com soluções, desde o líder da equipe até o estagiário. Quanto mais perspectivas, melhor.

solução empresarial - SEPAC

Treine o time na prática

Para que o fluxo de resolução de problemas seja efetivo, é necessário que a equipe seja treinada não só na teoria, mas também na prática. Organize simulações com desafios possíveis de ocorrer, para analisar como os colaboradores agiriam nessas situações. Além de treinar a capacidade da equipe de lidar com problemas, outro método para assegurar que ela estará apta quando eles forem reais é realizar estudos de caso.

Se necessário, busque auxílio externo

As simulações e treinamentos podem ser conduzidos internamente na empresa, mas é possível atingir resultados ainda mais efetivos recorrendo a outros profissionais. A ideia é reunir todas as informações levantadas – mapeando as origens do problema e os possíveis caminhos para resolvê-lo – e passá-las aos especialistas para que eles montem um treinamento. Com o suporte desses profissionais, têm-se soluções mais estruturadas, resultados mais sólidos e colaboradores com habilidades mais bem desenvolvidas.

time orientado a soluções - SEPAC

São várias as formas de incorporar essa cultura na rotina corporativa: debates, reuniões, palestras ou simulações. À medida que o time se torna mais apto para identificar e resolver desafios, essas práticas tendem a virar hábitos dentro da empresa.

Leia também: Os benefícios de trabalhar em estado de fluxo

Fonte: Sebrae e Gupy

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário