26 agosto 2020

Como tornar um produto único e atrativo

Como tornar um produto único e atrativo

O conceito de unique selling proposition (USP) – comumente traduzido como “proposta única de venda” – origina-se de um antigo estudo que buscava investigar o sucesso das campanhas televisivas no início dos anos 40. Rosser Reeves, pioneiro da publicidade na televisão, foi quem criou o termo “USP”, com a ideia de que os diferenciais eram uma das estratégias mais importantes em que as empresas deveriam investir. Esse método aprofunda-se na particularidade do produto que faz com que determinada empresa se destaque em relação aos concorrentes. O objetivo é aprimorar o processo criativo das campanhas de marketing, desde o e-mail marketing até as estratégias de SEO. Confira mais a seguir.

Definição de USP

O primeiro passo dentro dessa estratégia é definir a sua unique selling proposition, aplicando-a de acordo com o segmento, os serviços e o público-alvo do seu negócio. Para isso, é preciso levantar três questionamentos:

  1. Quais são as necessidades e desejos dos seus clientes?
  2. Quais são os pontos fortes dos seus concorrentes?
  3. Quais são os pontos fortes da sua empresa?

Quando chegar às respostas, organize-as em um esquema de intersecção. As informações que forem comuns tanto aos anseios dos consumidores quanto aos pontos fortes do seu negócio serão sua USP. Investir nas maiores qualidades da corporação é uma forma de fugir do senso comum e focar sempre no cliente.

Hora da prática

Após a definição da USP, chega o momento de aplicá-la nas campanhas de marketing da empresa. Para isso, um método bem conhecido é o AIDA (“Atenção, Interesse, Desejo e Ação”). Esse modelo compreende um conjunto de estratégias para atrair o público-alvo e potencializar a chance de que ele escolha seus serviços ou produtos.

A primeira letra do AIDA refere-se a conquistar a atenção do cliente, para que ele perceba o que está sendo ofertado. Isso pode ser realizado por meio de elementos visuais, como cores e imagens, ou por uma navegação de web site mais rápida e intuitiva. A parte do interesse requer um pouco mais do que a atenção do cliente. É necessário fazer com que ele queira ir mais a fundo na oferta. Invista em informações em destaque, como títulos ou banners que demonstrem que o seu negócio possui a solução procurada.

produto atrativo - SEPAC

A etapa do desejo tende a levar um pouco mais de tempo, pois as informações mostradas pela empresa serão analisadas cautelosamente pelos usuários antes de decidirem se o seu negócio e a sua oferta transmitem credibilidade e atendem às demandas.

Por fim, na etapa da ação, o ideal é que a empresa não interfira no que já foi realizado. Ela deve apenas manter o fluxo estabelecido durante o período de compra do cliente, sendo válido um ou outro estímulo para influenciar a decisão dos visitantes.

USP aplicada

A unique selling proposition pode e deve ser utilizada em diversos processos corporativos do dia a dia. Verifique se o método está sendo aplicado nas estratégias de comunicação, no planejamento de SEO e nos anúncios, inclusive nos detalhes, como o assunto do e-mail, entre outros. Ter um planejamento de marketing reestruturado dessa forma pode levar a resultados mais satisfatórios e com foco total no consumidor.

Leia também: Como treinar um time orientado a soluções

Fonte: Medium

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