26 junho 2019

Como otimizar o cotidiano para dedicar mais tempo à leitura?

Como otimizar o cotidiano para dedicar mais tempo à leitura?

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia apontou que, entre notificações, e-mails, manchetes e feeds, vivemos em uma era de consumo desenfreado de informação, que se aproxima de 100.000 palavras por dia.

Paralelamente, muitos afirmam que em meio a essa leitura trivial do dia a dia, não encontram tempo hábil para a leitura de livros e materiais ricos.

Por isso, preparamos algumas maneiras de otimizar o cotidiano e dedicar mais tempo à leitura.

Uma forma de fazer isso é mantendo sempre à mão um bom livro. Deixe-o próximo a lugares em que normalmente você acessaria as redes sociais ou coisa do gênero. Por exemplo: ao lado da cama, no carro, na bolsa ou na mochila usadas diariamente, na sala de estar e até mesmo em outros lugares da casa, como a cozinha. Isso fará com que você esteja sempre em contato com livros e dedique mais atenção à boa leitura.

De acordo com a Sleep Health Foundation da Austrália, luzes claras e telas com muito brilho mantêm o cérebro alerta e prejudicam o sono. Michael Breus, autor de “The Power of When”, explica que, segundo teorias, a luz vermelha auxilia na produção de melatonina e, por isso, além de estimular a criatividade e desenvolver o intelecto, uma boa leitura acompanhada de luz baixa  ajudará a ter uma noite tranquila.

Opte pela leitura de livros físicos, em vez de e-readers ou tablets. O cérebro se distrai facilmente por notificações de aplicativos e redes sociais, tornando a conclusão de uma leitura bem mais extensa do que poderia ser. Além disso, muitos livros possuem um design diferenciado e são colecionáveis, favorecendo inclusive a decoração dos ambientes.

A leitura desenvolve o lado pessoal, familiar, profissional, espiritual e criativo e proporciona ao leitor conhecer outras perspectivas e cenários a partir da visão do autor. O periódico Annual Review of Psychology afirma que ler aciona os neurônios-espelhos e as partes cerebrais responsáveis pelo desenvolvimento da empatia, compaixão e compreensão. Ler ajuda que as pessoas se tornem melhores líderes, professores, pais e profissionais.

Leia também: Leituras essenciais sobre o trade marketing

Fonte: Harvard Business Review Brasil

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário