22 outubro 2019

Como organizar a mente impulsiona sua capacidade criativa

Como organizar a mente impulsiona sua capacidade criativa

De acordo com o IBGE, a população brasileira entre 18 e 34 anos, representante das gerações Y e Z, soma cerca de 55 milhões de pessoas. Esse grupo nasceu entre meados da década de 1980 e os anos 2000, e tem hábitos próprios para o consumo de informação. As pessoas hoje processam tudo mais rapidamente, para acompanhar o enorme fluxo de dados de redes sociais, televisão, blogs e outros canais de conteúdo. Além disso, carreira, estudos, exercícios e relações afetivas ocupam boa parte do tempo, exigindo um consumo informativo ainda mais veloz.

Esse fluxo de dados cria a sensação de “quanto mais, melhor”, porém, isso se confunde com um consumo pouco refletido, que tende a não agregar o conhecimento. Para organizar a mente e ser mais criativo, aprenda a selecionar corretamente suas formas de consumo informativo.

Controle o fluxo de informações

Srinivas Rao é autor do livro “An Audience of One: Reclaiming Creativity for Its Own Sake”, no qual apresenta alguns pontos que auxiliam no aumento da capacidade criativa. O primeiro passo é gerenciar o fluxo de consumo. Diminuir a quantidade de informações a que se tem acesso pode, em contrapartida, aumentar a concentração para realizar trabalhos mais extensos.

Neste sentido, evite distrações durante uma atividade no expediente de trabalho. Isso pode ser feito deixando seu smartphone no “modo avião” ou silenciando as notificações. Diversos estudos, como o da psicóloga norte-americana Susan Weinschenk, mostram os efeitos que os avisos têm sobre nosso cérebro, afirmando: “Cada vez que você aperta a bolinha do celular, recebe uma injeção de neurotransmissores que dão uma sensação de bem-estar”. Isso faz com que seu cérebro crie um gatilho neurológico acionado pelos gadgets.

Vague pela sua mente

Organizar a mente - SEPAC

Dificilmente alguém fica a sós com os próprios pensamentos, mas sim consumindo aquilo que outros produzem. Porém, segundo a Dra. Sandi Mann, especialista em emoções relacionadas ao ambiente de trabalho e autora de diversos livros de psicologia, deixar que a mente vagueie por pensamentos permite acessar o consciente e o subconsciente, levando a conexões que impulsionam a criatividade e motivam a busca por novos conceitos e melhorias. Vinícius Malinoski, diretor da área criativa de uma multinacional de tecnologia, aproveita o intervalo do almoço para meditar por 15 minutos.

Determine um foco

Organizar a mente - SEPAC

Direcione sua energia para o que realmente pode impulsionar a criação. É possível fazer isso delimitando um escopo que amplie ideias relacionadas a alguma atividade que você precisa desenvolver. Assim como outras ferramentas que auxiliam a gerenciar projetos, fazer checklists é muito eficiente para criar gatilhos e saber o que e quando entregar.

Leia também: Minimalista digital, entenda o que é e como se tornar um

Fonte: Medium

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário