26 Maio 2021

Como manter os negócios durante o distanciamento social

Como manter os negócios durante o distanciamento social

O isolamento social criou um contexto desafiador para as empresas e o comércio. Diante da nova realidade, empreendedores e organizações têm recorrido a medidas para manter os negócios e evitar prejuízos. Confira abaixo algumas soluções eficazes.

Manter os negócios ativos com a expansão dos canais de vendas

Em meio ao atual contexto, expandir os canais de venda tem sido imprescindível para contornar o distanciamento social.

Aderir a diferentes meios para comercializar produtos e serviços ajuda a manter a estabilidade financeira da empresa. Algumas possibilidades são os serviços de delivery, as redes sociais e os aplicativos de mensagens como o WhatsApp.

Pessoa recebendo encomenda de maneira segura - SEPAC

Nos canais digitais, é fundamental ter uma equipe de prontidão para fornecer atendimento ágil e eficaz. Os marketplaces, plataformas que atuam como lojas virtuais para diversas empresas simultaneamente, também são alternativas valiosas para manter os negócios perante a pandemia.

Gerar leads e novos clientes

Fidelizar clientes é um fator fundamental para qualquer negócio, especialmente nos tempos atuais. Também é essencial captar novos consumidores para expandir a demanda por produtos e serviços da empresa.

Diante disso, recomenda-se construir uma nova rede de contatos e concentrar as ações da empresa para gerar leads. Essa segunda estratégia pode ser feita por meio de conteúdos em blog, e-mail marketing, e-books, campanhas e demais materiais disponibilizados no meio virtual.

Dessa forma, são gerados conteúdos para que os leads demonstrem interesse pela marca, solicitem orçamentos e contatem a empresa para se tornarem potenciais clientes.

Comunicação e marketing para manter os negócios

Cada vez mais, investir na comunicação tem sido um recurso fundamental para a operação dos negócios. Meios de contato como o WhatsApp e as redes sociais aproximam o público, possibilitam um atendimento eficaz e ágil e ajudam a empresa a anunciar ofertas.

As mídias sociais são potenciais ferramentas de marketing na divulgação estratégica de serviços e produtos para o público-alvo. Para isso, é importante investir na qualidade dos conteúdos, das fotos e do design, com anúncios atraentes que incluam as principais informações de interesse.

Outra ferramenta válida para simplificar e aprimorar o contato da empresa com os clientes é o Customer Relationship Management. Por meio dele é possível acompanhar o comportamento do público nos canais digitais para proporcionar a ele experiências personalizadas.

Oferecer novos serviços e oportunidades

adaptação e novas oportunidades para manter os negócios - SEPAC

Adaptar-se às atuais condições requer, também, disponibilizar novos serviços aos consumidores. Uma ótima oportunidade é analisar o que pode ser ofertado virtualmente, como cursos, aulas, consultorias e tutoriais. Consultas e treinamentos também são exemplos de serviços que podem ser realizados remotamente.

Para ampliar ainda mais as possibilidades de venda, é interessante recorrer a ações que sejam atrativas aos olhos dos clientes. Vouchers, combos, promoções, assinaturas semanais ou mensais, descontos e parcerias com outras lojas são alternativas que estimulam o público a voltar a consumir, mantendo os negócios ativos para reaquecer a economia.

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