25 julho 2019

Como manter equipes altamente produtivas?

Como manter equipes altamente produtivas?

O sucesso de uma equipe altamente produtiva começa nos processos internos e na contratação de um novo membro. A gestão de pessoas é parte fundamental na construção de um bom ambiente de trabalho pois tem ligação direta com as motivações que conduzem aos melhores resultados.

Para uma equipe altamente produtiva é preciso ter:

Assertividade no recrutamento e seleção

Como manter equipes altamente produtivas - SEPAC

O primeiro passo para construir uma equipe bem estruturada são as boas escolhas no processo de recrutamento. Felipe Couto, fundador de uma empresa especializada em recrutamento e seleção, afirma que a alta rotatividade dos membros de equipe gera mais gastos na administração de pessoas. Neste sentido, como o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificações e autonomia, profissionais buscam vagas que possam proporcionar crescimento pessoal e na carreira.

Equipe multidisciplinar e participativa

Equipe participativa e produtiva - SEPAC

Organizar a distribuição da sua empresa em pequenas equipes, com autonomia, traz resultados mais eficientes e produtivos em um tempo menor. Isso porque os colaboradores enxergam os valores organizacionais mais facilmente, melhorando a união da equipe nos momentos desafiadores. Segundo Jack Welch, ex-presidente de um conglomerado multinacional de Nova York: “Pessoas com integridade dizem a verdade e mantêm sua palavra. Elas assumem a responsabilidade por suas ações, admitem dificuldades e buscam melhorias”.

Organize os fluxos de trabalho

1 – Em um papel, liste todos os projetos em que você está envolvido ou deveria estar. Isso porque evidenciar as atividades em um rascunho auxilia a pensar com mais clareza e de forma crítica.

2 – Organize um projeto de acordo com a grandeza e a extensão de cada etapa. As atividades complementares devem ser agrupadas a fim de serem concluídas em conjunto.

3 – Aloque os recursos necessários e distribua as funções entre os colaboradores levando em consideração as habilidades para desempenhar a tarefa com qualidade e o tempo disponível de cada membro.

Leia também: Use as leis do movimento para aumentar a produtividade

Fontes: Administradores.com / Runrun.it

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário