24 Março 2021

Como integrar equipes em home office

Como integrar equipes em home office

Em meio às medidas de isolamento social, a consolidação do trabalho remoto demandou mudanças na estrutura organizacional de muitas empresas. Especialmente no que diz respeito às equipes em home office, ficou evidente a importância que a integração entre o time exerce para o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Confira abaixo algumas dicas.

Comunicação acessível com equipes em home office

No trabalho remoto, o ideal é que a distância seja compensada com uma comunicação efetiva, clara e empática. Para que todas as orientações e funções estejam devidamente alinhadas, evitando ruídos, algumas práticas podem ser incorporadas à rotina do home office. Alguns exemplos são o uso de plataformas digitais corporativas para aproximar a equipe, o compartilhamento de dados para simplificar a execução de tarefas, a divulgação centralizada de comunicados e informações e o importante hábito de fornecer feedbacks para melhores direcionamentos.

Reuniões bem planejadas

Manter reuniões regulares é outro hábito essencial para sustentar a proximidade com os colaboradores e as relações dentro da empresa. Para encontros virtuais produtivos, objetivos e agradáveis, é interessante que os gestores repassem às equipes briefings para orientação prévia dos tópicos da reunião, assim como materiais nos quais se possa consultar as definições compartilhadas. A linguagem corporal adequada durante esses encontros também é fundamental para promover uma comunicação humanizada e cativante.

Acompanhamento de processos internos

Motivar as equipes em home office e estimular a produtividade é fundamental para garantir eficiência nos processos internos. Assim, deve-se praticar o hábito da escuta com os colaboradores, a fim de identificar possíveis dificuldades e oportunidades de melhoria. Para isso, é necessário manter um acompanhamento das funções exercidas em cada departamento, priorizando entregas em vez do controle excessivo e desgastante de tarefas. Atentar-se ao desempenho de cada profissional e à distribuição equilibrada de funções também colabora para o bom rendimento do time.

Ferramentas de gestão de tarefas

Pessoa usando celular como gestor de tarefas - SEPAC

Na integração de equipes em home office, aplicativos de gestão de tarefas podem ser grandes aliados. Ferramentas como Trello e Operand são ideais para que os gestores e seus times possam organizar e acompanhar as demandas gerais e tarefas de cada um. Da mesma forma, plataformas como Evernote e Google Drive se mostram bastante úteis para o compartilhamento de documentos e arquivos e o registro de ideias e sugestões.

RH bem estruturado

Pessoa usando computador como gestor de tarefas - SEPAC

Especialmente em épocas instáveis como este momento de pandemia, fortalecer o departamento de recursos humanos é essencial para manter um clima de segurança dentro da empresa, evitando estresse, desmotivação e queda na produtividade. Assim, algumas medidas cabíveis são: traçar planos de apoio às equipes; capacitar líderes e gestores para conduzir o time com confiança e empatia; e promover encontros e palestras com temas que atendam aos possíveis anseios dos profissionais, como produtividade, saúde mental e gestão de tempo.

Com tais métodos de integração de equipes em home office, gera-se maior compreensão sobre os processos internos, melhor relação entre a empresa e os colaboradores e um panorama geral mais empático e transparente que possibilite bons resultados.

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Fonte: Sales Force e Coworking Town  

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