04 julho 2019

Como gerenciar seu perfeccionismo

Como gerenciar seu perfeccionismo

O perfeccionismo é uma valiosa característica no ambiente de trabalho, pois profissionais com esta capacidade geralmente entregam projetos com alta qualidade e têm a motivação elevada.

Porém, quando mal administrado, o perfeccionismo pode gerar atraso ou ainda desconfortos como a ansiedade.

Segundo Alice Boyes, ex-psicóloga e autora do livro “The Healthy Mind Toolkit” (O Kit de Ferramentas da Mente Saudável, em tradução livre), para canalizar seu perfeccionismo positivamente é preciso focá-lo em seus esforços e habilidades. E acrescenta:

Parte do processo de ser um grande realizador está em entender que haverá momentos em que as coisas sairão ‘imperfeitas’ de acordo com sua perspectiva, e saber lidar com isso ajuda no desenvolvimento pessoal”.

Descubra como administrar melhor seu perfeccionismo e extrair o máximo para sua carreira.

Ajuste seus trabalhos de acordo com feedbacks

Antes de cobrar-se tanto com relação ao desempenho ou qualidade de um projeto, consulte o feedback de um gestor ou colega, isso poderá auxiliá-lo a enxergar seu trabalho com um novo olhar. Em muitos casos ocorre de perceber que ele já está suficientemente bom, o que permite aplicar o tempo em outras tarefas.

Checklist e lista de verificação

Uma das maneiras mais eficientes de entender quais são as tarefas a serem realizadas e quais já foram concluídas é através de um checklist . Com ele é possível mensurar passo a passo metas distintas de um processo e ter certeza de que tudo tem sido feito no tempo adequado.

Obter perspectivas

Como gerenciar seu perfeccionismo - SEPAC

Conversar com pessoas próximas, como um irmão, um mentor, o cônjuge ou até mesmo um gestor ajuda a entender melhor seus comportamentos. A pessoa que tiver essa abertura deve estar disposta a fazer apontamentos sobre sua atuação em projetos que exijam ajuste e cumprimento de metas, avaliando-o em cada etapa e tendo a sensibilidade de perceber seu estado emocional para lidar com esse retorno.

Leia também: Como aplicar a criatividade no ambiente profissional

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário