12 agosto 2020

Como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes

O mundo enfrenta tempos de instabilidade e incerteza, em que o impacto financeiro causado pela pandemia influencia diretamente o setor corporativo. As empresas têm se adaptado e buscado formas de enfrentar esse cenário. Muitas vezes, os esforços para conquistar novos consumidores são maiores do que o empenho para manter aqueles já existentes. Porém, é essencial incorporar à cultura da empresa medidas para fidelizar os clientes. Confira abaixo.

Empatia é tudo

Ter uma postura empática diante dos problemas dos consumidores é fundamental, pois eles certamente também estão sendo afetados, direta ou indiretamente, pela pandemia. Por isso, é necessário compreender quais são as demandas dos clientes e proporcionar a eles um atendimento diferenciado. Isso será lembrado e trará vantagens para a empresa em longo prazo.

Zelo pelos colaboradores

Um tratamento empático deve ser dirigido tanto aos clientes quanto aos colaboradores da empresa, visto que estes são os principais mediadores entre a corporação e os consumidores. Quanto maiores forem o incentivo e o cuidado com eles, mais dispostos eles se sentirão para realizar o trabalho, o que se reflete diretamente na qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Insegurança e tensão são efeitos já esperados neste período de pandemia. Portanto, o melhor a fazer com a equipe é transmitir segurança, apoio e orientar a todos para que saibam como proceder. Estabelecer uma relação de fala e de escuta, mesmo na hierarquia interna, é fundamental para que a empresa compreenda quais são as dificuldades do time e de que forma elas podem ser contornadas.

É preciso adaptar-se

Independentemente das metas e das normas que foram estabelecidas, para continuar tocando o negócio é preciso adaptar-se. Com a instabilidade da economia, é natural que os clientes adiem ou cancelem pagamentos ou façam pedidos de reembolso. Portanto, seja flexível. Mesmo que alguns imprevistos não correspondam aos contratos ou à norma da empresa, adaptar-se a novas possibilidades para sanar as necessidades dos clientes pode trazer mais admiração pela sua marca, além de ser fundamental para manter esses consumidores agora e no futuro.

Foque no agora

Neste período de instabilidade e de pouco investimento, pode ser mais trabalhoso alcançar metas e fortalecer estratégias de crescimento. Portanto, o ideal é focar nos produtos e serviços já existentes e buscar aprimorá-los. O momento é de manter a credibilidade e a imagem positiva da empresa. Por isso, os esforços devem voltar-se à identificação do que pode ser melhorado e adaptado de acordo com as necessidades atuais dos consumidores. Com isso, após o período de turbulência, os serviços, o atendimento e os produtos da corporação estarão mais qualificados. Clientes também se sentirão mais confiantes e a empresa estará pronta para ampliar metas e crescer.

Ajude uma causa

Sempre é possível ir além. As empresas que orientarem os seus esforços não só para melhorias internas, mas também externas, têm chances maiores de se destacar. O público consumidor mostra-se cada vez mais consciente socialmente e, diante disso, as marcas que se engajam com temas e causas relevantes acabam ganhando preferência. São diversas as formas de fortalecer uma causa da comunidade na qual a empresa está inserida, com conteúdos, ações ou parcerias que gerem visibilidade, alcance e oportunidades para aquele tema. Outra maneira de demonstrar apoio é colaborar com suporte financeiro. Seja por meio da prorrogação de prazos e pagamentos, de promoções, descontos, vouchers ou parcelamentos, é possível encontrar saídas que beneficiem simultaneamente a empresa e os clientes, para que ambos saiam ganhando.

como fidelizar clientes - SEPAC

Por fim, é importante ressaltar que, se possível, todas essas medidas em prol da fidelização de clientes devem ser conduzidas por meio digital. Diante das recomendações de distanciamento social, as empresas que utilizam a tecnologia e as plataformas digitais ao seu favor proporcionam um atendimento mais seguro e prático, que pode inclusive ser mais econômico, otimizando tempo e esforços. Com essas ações em prática, os clientes permanecerão assíduos e satisfeitos e sua marca terá maior valor, destaque e reconhecimento.

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Fonte: Administradores e Consumidor Moderno

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