Como fazer uma redação para processo seletivo
Se você está à procura de novas oportunidades de emprego, é fundamental se preparar para escrever uma boa redação, pois muitas empresas utilizam essa prática como forma de medir seu conhecimento sobre a língua portuguesa e a gramática, analisar a habilidade argumentativa e avaliar a maneira como você se expressa e se organiza na escrita.
A redação costuma ter de 20 a 30 linhas e a temática pode ser livre ou pré-determinada. De qualquer forma, não há motivos para ansiedade. Colocando algumas dicas simples em prática, é possível fazer uma redação que vai aumentar suas chances de ser escolhido para a vaga. Confira!
Defina um tema familiar
Caso o assunto do texto seja livre, escolha um tema com o qual você se sente confortável e, de preferência, que tenha relação com sua área de atuação e carreira, ou com a empresa.
Falar sobre algo que conhece bem é muito mais fácil e possibilita a inclusão de experiências pessoais, o que irá diferenciar sua redação. Entretanto, evite assuntos polêmicos, como política ou religião, a menos que façam parte do contexto profissional e que você tenha referências suficientes para argumentar.
Esquematize o conteúdo
Anote em um rascunho ou monte um esquema mentalmente com as principais ideias do texto, assim não há risco de esquecer alguma informação importante ou utilizá-la no momento errado.
Separe o texto em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira você apresenta o assunto, expondo algumas ideias. Em seguida é hora de argumentar e defender o que está sendo dito. É no desenvolvimento que cabe a descrição de casos reais. E, por fim, a conclusão serve para retomar a ideia inicial e apresentar uma solução para o problema, finalizando o pensamento.
Seja simples e objetivo
Por mais que você queira surpreender, esta não é a ocasião para correr riscos. Utilize linguagem simples e direta, sem termos muitos complexos, gírias ou palavras em outra língua que não sejam comumente usadas no português.
Lembre-se que o objetivo do texto é fazer com que sua ideia seja transmitida com clareza ao recrutador. Por isso foque em frases curtas, palavras que você tem certeza do significado e da grafia.
Leia e pratique
Por mais que você tenha todas as dicas em mente, nada como a prática para desenvolver a habilidade da escrita. Leia bastante, sobre diversos assuntos, e produza textos com frequência. Quanto mais você lê, mais familiarizado com as palavras se torna e mais natural é a produção das redações.
Para se preparar no caso de temas pré-estabelecidos pelas empresas, mantenha-se bem-informado. Consuma conteúdos de fontes confiáveis e que expressem diferentes pontos de vista.
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Fonte: Vagas Profissões
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