Como estimular o intraempreendedorismo na empresa
Em busca de inovação, abordagens como o intraempreendedorismo na empresa propõem um olhar interno que visa aproveitar os talentos e aptidões presentes na equipe, como forma de inovar e aprimorar os processos. Confira abaixo mais detalhes sobre o assunto.
O que é o intraempreendedorismo
Utilizado pela primeira vez em 1978 pelo autor e empreendedor Gifford Pinchot, o termo “intraempreendedorismo” foi aprofundado no best-seller “Intraempreendedorismo: por que você não precisa deixar a corporação para se tornar um empreendedor”.
O conceito se refere aos colaboradores que utilizam suas aptidões e habilidades empreendedoras para identificar oportunidades, inovar processos e solucionar problemas dentro da empresa em que estão. Geralmente, profissionais com esse perfil carregam traços como proatividade, motivação, iniciativa, análise estratégica, inovação, autenticidade e pensamento crítico.
Cada vez mais valorizada no mercado, essa postura resulta em processos criativos, em um ambiente mais proativo e, consequentemente, em maior capacidade de competir no mercado.
Leia mais sobre como estimular a inteligência competitiva na empresa.
Como aplicar o intraempreendedorismo na rotina corporativa

Colaboradores com perfil intraempreendedor raramente se limitam às tarefas delegadas. Em geral, eles mostram iniciativa na resolução de problemas e na busca por novas ideias, oportunidades e melhorias para a empresa. Algumas formas de estimular esse comportamento são:
- Clima organizacional: deve-se criar um ambiente organizacional no qual os colaboradores tenham autonomia, possam tomar decisões e se sintam parte do negócio e à vontade para sugerir ideias, melhorias e oportunidades de inovação.
- Cultura de inovação: para alcançar os resultados propostos pelo intraempreendedorismo, é necessário incorporar a inovação de modo abrangente na cultura organizacional, em todos os departamentos.
Após estabelecer um ambiente favorável para criar e compartilhar ideias, é interessante identificar os colaboradores com melhor desempenho nessa cultura intraempreendedora. Eles são fundamentais para disseminá-la na empresa.
- Ferramentas auxiliares: para desenvolver ainda mais esse perfil entre as equipes, é útil recorrer a treinamentos, cursos, palestras ou workshops. Esse auxílio é fundamental para inspirar e motivar os profissionais, bem como para potencializar práticas fundamentais como a delegação de tarefas e o cumprimento de metas de crescimento.
- Senso de colaboração e competitividade: uma vez incorporada, o ideal é que a cultura intraempreendedora seja conduzida com colaboração e competitividade saudável. O primeiro fator é fundamental para estimular o trabalho coletivo e, com ele, boas ideias e resoluções. Já o segundo é importante para que os colaboradores se desafiem entre si constantemente, resultando em motivação e superação.
Vantagens de implementar o intraempreendedorismo
Ao desenvolver o perfil intraempreendedor nos colaboradores, a empresa beneficia a si e ao seu time. No que diz respeito aos profissionais, essa abordagem tende a gerar maior engajamento e satisfação.
Ao ter em sua força de trabalho colaboradores com esse perfil, a empresa retém talentos capazes de agregar maior valor ao trabalho e gerar ótimos resultados. Dessa forma, tende a se destacar pelo desenvolvimento e pela inovação.
Leia mais: Habilidades comportamentais necessárias ao trabalho híbrido
Deixar um comentário