14 fevereiro 2019

Como as empresas podem ajudar o planeta?

Como as empresas podem ajudar o planeta?

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) publicou um novo relatório sobre as consequências das mudanças climáticas e quais atitudes precisam ser tomadas pelas empresas para diminuir os impactos deste processo.

Segundo a publicação, até 2030 será necessário cortar as emissões de CO² em 45%, e zerar as emissões até 2050. Outro ponto importante é manter a elevação climática em 1,5 ºC, o que exigirá mudanças rápidas e abrangentes em sistemas de energia, terra, cidades, infraestrutura, transportes, edifícios verdes e sustentáveis e indústrias.

Após a Conferência sobre Mudanças Climáticas realizada em Paris em 2015, muitas empresas e organizações têm buscado adotar ações que visam diminuir a emissão de carbono. As mais comuns são:

– Cortar o uso de energia fóssil em suas operações, investir em iluminação e sistemas de climatização mais eficientes, utilizar novos softwares e inteligência artificial para edifícios e operações mais eficazes, otimizar a frota logística, adotar veículos mais ecológicos e reduzir o empacotamento e o peso de seus produtos.

– Envolver os colaboradores por meio de premiações e incentivos para inovar, encontrar maneiras operacionais de contenção de despesas e desenvolver produtos que também reduzam as emissões de carbono das empresas dos clientes. Além disso, é preciso recorrer a energias renováveis e definir objetivos de redução de emissão de carbono com bases científicas para suas operações.

– Trabalhar com fornecedores em reduções sistêmicas por toda a cadeia de valor e definir grandes objetivos para eles.

Preços internos do carbono

– Definir preços internos do carbono para incentivar as reduções, de preferência com a cobrança de taxas para angariar fundos ou a utilização de preços “fictícios” para influenciar a tomada de decisões de investimentos.

Estas medidas já estão se tornando a norma porque representam bons negócios. Porém, para que se alcancem os objetivos, o relatório pontua outras ações que devem ser colocadas em prática pelas empresas. São elas:

– Apoiar publicamente a verdade, a ciência e os cientistas.

– Utilizar todas as plataformas disponíveis para engajar os consumidores.

Repensar as decisões de investimento e encará-las com forte viés para redução de emissão de carbono.

O relatório apresentado pelo IPCC demonstra que o papel das empresas é fundamental para que se reverta o cenário mundial em relação ao meio ambiente, pois possuem ferramentas, recursos e a responsabilidade de ajudar a fazer esta transição rapidamente.

A SEPAC é comprometida com o meio ambiente e, além de possuir sede no primeiro edifício do Sul do país a receber o certificado LEED Gold for Core & Shell, realiza ações de educação sobre sustentabilidade.

Fonte: Harvard Business Review

 

Leia também: Agenda 2030: metas para um desenvolvimento sustentável

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