07 outubro 2020

Como elevar a produtividade da equipe com o método DISC

Como elevar a produtividade da equipe com o método DISC

No universo empresarial, são vários os métodos existentes para otimizar os processos e a eficiência da equipe. O teste DISC (“dominância, influência, estabilidade e conformidade”) é um exemplo, pois auxilia no melhor entendimento sobre o comportamento dos profissionais, com o objetivo de potencializar a capacidade produtiva e alcançar bons resultados. Entenda melhor abaixo.

Conceito

Criado pelo médico William Marston, o DISC tem o intuito de avaliar o comportamento das pessoas de acordo com o ambiente em que estão inseridas. Marston dividiu a conduta dos indivíduos em duas esferas comportamentais, a interna e a externa, que se desdobraram em quatro variáveis: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Cada profissional do mercado incorpora um ou mais desses perfis – já que eles se complementam – em maior ou menor escala. O objetivo desse método é mapear os comportamentos para identificar, seja em processos seletivos, seja na delegação de tarefas, quais perfis se encaixam melhor nos cargos de uma empresa. Assim, pode-se otimizar a produtividade e as habilidades de cada colaborador.

Os perfis do DISC

  • Dominância: os indivíduos que se encaixam nesse perfil tendem a lidar melhor com desafios e estão sempre dispostos a alcançar metas, mesmo se houver dificuldades. São pessoas exigentes, que mostram tendência de liderar e traços como determinação, ousadia e domínio das situações. Costumam ser profissionais práticos, que focam na solução de problemas, ideais para assumir cargos como supervisão e gestão.

  • Influência: esse perfil tende a ser mais emocional e persuasivo, apresentando traços predominantes como otimismo, entusiasmo e diálogo efetivo. Nesse sentido, tais pessoas são ótimas comunicadoras e tendem a se adaptar a qualquer situação, sempre mantendo um bom convívio com os demais. Profissionais com influência também são bons ouvintes e extrovertidos, e costumam ter um ótimo desempenho em cargos de vendas e ligados à gestão.

produtividade - SEPAC
  • Estabilidade: indivíduos com esse perfil geralmente são muito bem organizados com as suas atividades e lidam facilmente com padrões e rotinas. Costumam ser pacientes, leais, confiáveis, calmos e persistentes. São excelentes para elaborar planejamentos, prever riscos e identificar boas oportunidades de a empresa crescer. Pela tranquilidade e previsibilidade características desse perfil, tais profissionais estão sempre dispostos a analisar os pontos fortes e fracos de um negócio, a fim de chegar a melhores respostas para o problema.

  • Conformidade: pessoas com esse traço apresentam mais facilidade de lidar com processos e regras. É um perfil com bastante precisão, disciplina, perfeccionismo, cautela e sensos lógico e analítico. São profissionais que prezam por organização e que, geralmente, estabelecem os processos e padrões a serem seguidos na empresa. Para eles, a lógica e as regras são o caminho mais acertado para alcançar os resultados ideais para a corporação.

Vantagens do DISC

No caso das empresas, seguir um mapeamento como o DISC permite compreender como os integrantes da equipe se comportam no dia a dia corporativo. Assim, ajuda a visualizar quais são os perfis predominantes e quais colaboradores terão um melhor desempenho em determinada função, para delegar tarefas e cargos de forma precisa. Com isso, cada profissional gera bons resultados para a empresa como um todo.

método disc - SEPAC

Para os indivíduos em si, o método auxilia a identificar quais são seus pontos fortes pessoais e quais necessitam de atenção. Essa análise pode mostrar-se essencial para que o profissional enxergue como a sua performance dentro da empresa pode ser potencializada para alcançar os objetivos.

Por fim, é importante relembrar que os quatro perfis citados se complementam, e que todos possuem a devida importância dentro de uma empresa. As dinâmicas em grupo são uma forma de identificar os perfis predominantes para que a corporação possa alcançar alta produtividade.

Leia também: Como tornar um produto único e atrativo

Fonte: IBC Coaching e ISBrasil

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário