23 julho 2019

Como construir um legado profissional?

Como construir um legado profissional?

Segundo o princípio da pirâmide do processo evolutivo, um legado é o “mais alto nível” ao qual alguém pode chegar. Nelson Mandela é um exemplo, seus feitos o marcaram na história e durarão por gerações.

Pelo que você quer ser lembrado? Qual é o impacto que sua existência tem sobre os que estão ao seu redor? Mais do que isso, o que é característico de você que influenciará outros por anos e anos? Neste sentido, construir um legado deve ser encarado como um desafio ou projeto de vida.

Construindo um legado profissional - SEPAC

Jorge Paulo Lemann é alguém que construiu diversos legados ao longo de sua vida. Com quase 80 anos, já foi um renomado jogador de tênis, surfista, banqueiro, negociador global e criador da maior distribuidora de bebidas do Brasil. “Se sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, por que vou sonhar pequeno?” Essa é uma das frases ditas pelo empresário que hoje soma uma fortuna de U$ 24,1 bilhões.

Confira alguns passos de como estabelecer seu legado profissional.

Construções futuras

Olhar para o futuro é um exercício que inclui pensar nos desafios que serão enfrentados dia após dia, e trabalhar com satisfação, esmero e qualidade para obter destaque. Isso permite enxergar em si aspectos positivos ou que precisem ser melhorados para desenvolver seu legado como deseja.

Definir metas e aprender a apreciá-las

Atingir uma meta exige dedicação, foco e discernimento, por isso, tão importante quanto alcançá-la é saber degustar do prazer de concluí-la. Quando se é o idealizador de algo, cria-se um elo competitivo em busca de resultados cada vez maiores, porém, em alguns casos isso compromete sua motivação. Lembre-se da importância de valorizar os pequenos passos e reconhecer suas conquistas ao longo do trajeto.

Cultivar boas amizades

Cultivar boas amizades para construir um legado profissional - SEPAC

Um legado sólido conta com amizades construídas com respeito, confiança, admiração e lealdade, que torcem pelo sucesso mútuo. Além disso, devem ser congruentes com seus objetivos e reconhecer suas conquistas. Voltando ao exemplo, Lemann construiu grandes empresas ao lado de seus amigos e sócios Marcel Telles e Beto Sicupira nos ramos de varejo, financeiro e tecnologia. Cultive relação com pessoas dispostas a trabalhar para a construção de algo em conjunto e que incentivem os amigos.

Autoconhecimento

Reconhecer seus pontos fortes e virtudes faz parte da construção do seu legado. Autoavaliar-se permite a mudança de hábitos buscando melhorar diariamente, para você e para os que o cercam. Analise os fatores que o influenciam positivamente assim como o que o impede de traçar novos rumos. Depois, busque o auxílio necessário para desenvolver planos futuros.

Leia também: Autoconfiança e percepção de competência

Fontes: Administradores.com / Jrmcoaching / Rock content / Empreenda com propósito

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário