24 setembro 2019

Como as dinâmicas de grupo podem desenvolver líderes

Como as dinâmicas de grupo podem desenvolver líderes

Construir uma equipe que compreenda as normas e a missão da empresa, mas que também se dedique à instituição de forma espontânea, é um desafio de muitos gestores e do setor de Recursos Humanos. Para isso, as dinâmicas de grupo mostram-se técnicas eficientes para um preparo integral dos colaboradores em suas funções, principalmente as de liderança.

Essas ações permitem uma evolução individual e em equipe, além de oferecer uma base sólida e organizada para as tarefas de rotina.

Confira os benefícios da aplicação das dinâmicas de grupo no ambiente de trabalho.

Motivação

Atletas dificilmente se sentirão motivados se o próprio técnico, a figura de liderança, não demonstra essa característica. Em empresas, é semelhante. As dinâmicas de grupo são um ótimo reforço para mostrar que a instituição se preocupa com o desenvolvimento de todos. Com isso, a autoestima é alimentada e, por consequência, a de todo o restante da equipe também.

União

Uma das vantagens das dinâmicas de grupo é aproximar os colaboradores das lideranças e, desta forma, aumentar a empatia entre todos. Outro ponto beneficiado é a comunicação: com funcionários integrados, problemas no diálogo tornam-se menores e mais raros.

Conhecimento

Para comunicar os valores e a cultura da empresa aos integrantes da equipe, é imprescindível que o líder esteja a par de todo o cenário organizacional e ético da instituição. Dinâmicas de grupo ajudam a promover o entendimento quanto à corporação e estimula o desenvolvimento do responsável pela equipe, garantindo mais segurança para que compartilhe estes aprendizados.

dinâmicas de grupo - sepac

Habilidades

Ser capacitado academicamente, com especializações, cursos e workshops, já não basta para o profissional ocupar cargos de liderança. É importante que habilidades como empatia, capacidade de resolução de conflitos e inteligência emocional sejam constantemente desenvolvidas e exercitadas nestes profissionais, para que consigam uma atuação à altura da gestão de pessoas no ambiente empresarial.

Para isso, as dinâmicas de grupo produzem reflexões ligadas ao autoconhecimento e, principalmente, intensificam e aperfeiçoam as soft skills.

Ensinamento prático

Uma ótima alternativa para os líderes com menos experiência na gestão de uma equipe é promover dinâmicas de grupo com frequência. Desta forma entram em contato com as demandas dos seus colegas e podem se familiarizar de forma prática e natural com os desafios à frente da equipe. Contudo, é válido ressaltar que, apesar destes aprendizados serem bem-vindos, são incomparáveis os conhecimentos que a vivência e a rotina na profissão vão oferecer ao gestor.

Leia também: Minimalista digital, entenda o que é e como se tornar um

Fonte: Administradores.com

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário