06 setembro 2019

Como aplicar a metodologia “lean” na sua empresa

Como aplicar a metodologia “lean” na sua empresa

A metodologialean” (“enxuta”) tem como objetivo principal otimizar fluxos de produção. O sistema surgiu para alavancar a fabricação de automóveis de uma montadora japonesa nos anos 80, e ainda hoje mostra-se eficaz nas empresas que querem crescer de forma organizada.

Como o aprimoramento constante é um dos principais intuitos da metodologia lean, os gestores que a utilizam conseguem identificar rapidamente o que poderia estar funcionando melhor. Outros pontos aperfeiçoados são a qualidade de produtos e serviços, o aproveitamento dos recursos empresariais, a simplificação de processos e a diminuição do desperdício.

Confira os cinco princípios da metodologia lean:

  1. Valor para o cliente: colocar-se no lugar do cliente para entender de forma clara as suas necessidades, a fim de estruturar os processos produtivos para fornecer exatamente o que ele precisa.  
  2. Avaliar a cadeia de valor: estudar os processos existentes e definir detalhadamente quais etapas serão necessárias para atender ao pedido do cliente e quais podem ser anuladas, mantendo o fluxo contínuo das atividades e garantindo que o projeto seja executado com perfeição.
  3. Elaborar um fluxo de valor: desenvolver um fluxo que seja capaz de produzir e entregar o produto rapidamente, prezando pela qualidade e pela redução do tempo e de excessos.
  4. Idealizar o “Pull” (Puxar): nesta etapa, o objetivo é que a empresa deixe de oferecer produtos prontos ao consumidor, e produza somente a partir de demandas reais. O resultado é uma produção sem desperdícios, com redução no tempo de entrega e mais satisfação do cliente.
  5. Perfeição por meio da melhoria contínua: ao estabelecer os princípios anteriores, a empresa deve aperfeiçoar os processos deixando-os mais enxutos, objetivos. Para isto, a contribuição dos envolvidos na aplicação da metodologia é fundamental, pois eles são capazes de identificar oportunidades de melhorias e aplicar mudanças.

Pontos importantes para aplicar a metodologia lean na sua empresa

Envolva pessoas

É preciso que todos na empresa entendam como funciona a metodologia e saibam qual é o seu papel na rotina de trabalho. Dessa forma, lideranças e gestores podem engajar os colaboradores para desenvolver o método lean em suas tarefas diárias.

Metodologia Lean - SEPAC

Tecnologia é aliada

A informatização é um ponto muito presente na metodologia lean, com vistas a evitar desperdícios e substituir processos em papel por softwares. Contudo, é importante definir que tecnologias implementar. Afinal, o intuito é simplificar: caso algo torne as resoluções mais complexas, pode-se manter o método tradicional, mas funcional.

Métricas

É fundamental medir os indicadores, acompanhar os custos, comparar e determinar parâmetros de sucesso. Estas métricas são essenciais para perceber as tendências da rotina da empresa.

Leia também: Práticas ensinadas pela metodologia Zen to Done (ZTD)

Fonte: Run Run It | Lean

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário