07 abril 2020

Como aplicar a autogestão na sua empresa

Como aplicar a autogestão na sua empresa

Com o objetivo de aprimorar os negócios e obter os melhores resultados, o mundo corporativo tem apostado em diferentes sistemas organizacionais. Entre os modelos mais recentes, destaca-se o sistema de autogestão, amplamente discutido e praticado em algumas empresas.

Quando comparado à hierarquia tradicional, esse método distingue-se por permitir uma estruturação mais flexível em relação às decisões tomadas dentro dos departamentos. Nele, o colaborador atua com mais autonomia e consciência sobre o papel que desempenha, fazendo com que a burocratização presente na empresa reduza significativamente

Para colocar em prática será necessário planejamento, dedicação e foco, mas os resultados podem ser muito positivos para a organização. Por isso, para facilitarmos a compreensão de como esse sistema pode ajudar, confira abaixo a sua definição.

Autogestão

autogestão - SEPAC

A autogestão é um conjunto de práticas que têm como propósito estimular a autonomia dos profissionais que atuam na organização. Ao invés das funções tradicionais de liderança como planejamento, coordenação, gerenciamento e direção ficarem limitadas a um pequeno grupo, elas são divididas com toda a equipe.

Dessa forma, cada integrante se responsabiliza por planejar e executar as respectivas atividades, coordenando as ações com outros colegas de trabalho e atuando de acordo com os objetivos da empresa. Embora esse modelo permita que o colaborador trabalhe conforme a estratégia dele, com mais liberdade e sem a necessidade de reportar a um superior, isso não significa que ele não terá um conjunto de regras e acordos que já foram previamente definidos para seguir.

Portanto, a autogestão não implica necessariamente na paridade de autoridade a todos os colaboradores da empresa, pelo contrário, mediante os acordos coletivos, cada integrante passa a desenvolver o trabalho ciente das obrigações e responsabilidades, com a diferença de que terá total autonomia para desempenhar as funções.

Leia também: Aumente a sua produtividade com atividades de até 3 minutos

Fonte: IBC

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário