03 maio 2019

Como a música pode melhorar a nossa produtividade?

Como a música pode melhorar a nossa produtividade?

A música tem o poder de ativar regiões do cérebro que colaboram para a concentração, o bem-estar e o foco.

Isso porque ela estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor que atua em diversos sistemas do organismo de modo a promover sensação de prazer e melhorar o humor, a atenção e a memória, influenciando consequentemente na produtividade.

Em um estudo sobre o efeito que a música exerce no desempenho profissional, Teresa Lesiuk, professora assistente no programa de musicoterapia da Universidade de Miami, apontou que pessoas que escutam música executam suas atividades com mais agilidade e têm ideias melhores.

A escolha da trilha sonora ideal para beneficiar o rendimento no trabalho pode variar muito de acordo com o contexto situacional e as experiências e preferências de cada um. Outro estudo, este realizado por Costas Karageorghis, psicólogo esportivo e um dos maiores especialistas do mundo em efeitos da música no desempenho, aponta que todas as pessoas são influenciadas por ritmos musicais, mas de maneira singular. Ele constatou, por exemplo, que as canções são capazes de melhorar a performance de um corredor em até 20%.

A melhora do humor auxilia na produtividade

Devido à dopamina liberada pelo cérebro, a música faz com que as pessoas se sintam mais felizes e relaxadas; e colaboradores felizes são, em média, 31% mais produtivos e três vezes mais criativos, segundo o Harvard Business Review.

Essa alteração positiva no humor e a criação de uma rotina de trabalho mais agradável fazem com que as pessoas se sintam mais produtivas e dispostas a oferecer o melhor de si, influenciando os resultados do negócio.

A performance em tarefas diárias é mais influenciada pela música

Música e produtividade - SEPAC

Atividades corriqueiras costumam exigir menos cognição mental, já que a prática faz com que se tenha mais conhecimento e segurança durante a execução. Portanto, permitem que a mente preste atenção em outras informações simultaneamente.

Além disso, a música oferece mais energia e excitação em situações rotineiras, fazendo com que o trabalho seja mais agradável e tornando mais fácil concentrar-se em sua realização. Um experimento realizado com 50 cirurgiões do sexo masculino entre 31 e 61 anos revelou que os profissionais mais experientes faziam operações mais rápidas e precisas quando ouviam música.

Quando é preciso concentração e foco total para a realização de uma tarefa, recomenda-se ouvir música antes da atividade ou nas pausas, assim seu efeito terapêutico e motivacional será sentido durante o ciclo de trabalho e a mente poderá focar exclusivamente na produtividade.

Quanto mais simples e familiar for a música, maior a produtividade

Cada indivíduo reage de maneira diferente aos diversos estilos musicais, mas, independentemente do gênero, ouvir seu som preferido ajuda a diminuir a tensão. Porém, músicas complexas fazem com que a mente tenha mais informação para processar, podendo afetar o foco enquanto trabalhamos. O mesmo acontece quando ouvimos uma música pela primeira vez.

No momento de montar a playlist, portanto, o indicado é optar por faixas já conhecidas e com menos elementos, como instrumentais ou de batida mais lenta. Em entrevista para o podcast “Tim Ferris Podcast”, o fundador do WordPress, Matt Mullenweg, revelou que seu método para manter o foco é ouvir apenas uma canção, ou uma lista curta, repetidamente.

Fontes: A Life of Productivity

Revista Galileu

Cody McLain

Leia também: Carreira: 3 benefícios de viajar para lugares diferentes

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário