25 junho 2019

Cinco práticas para melhorar sua memória

Cinco práticas para melhorar sua memória

Os avanços tecnológicos proporcionam cada vez mais comodidade para o usuário. Atualmente, aplicativos geram notificações para os mais diversos afazeres diários. Embora seja benéfico, isso pode se tornar um empecilho no desenvolvimento da capacidade natural de memorização.

É o que afirma Renato Alves, primeiro brasileiro a receber homologação oficial de Melhor Memória do Brasil pelo “Guinness Book”, em seu livro “Faça seu Cérebro Trabalhar por Você”. Contudo, existem práticas para melhorar sua memória e retomar a capacidade de reter informações.

Escrever com papel e caneta

Segundo pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, escrever informações à mão gera mais compreensão do que digitar. Isso porque, quando digitamos uma palavra, o cérebro processa a escrita de maneira mais artificial e, quando usamos papel e caneta, é preciso desenhá-las.

Cinco práticas para melhorar sua memória -  sepac

Acrônimos e encadeamentos

Acrônimos são palavras formadas por letras que representam outras palavras, por exemplo: ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Segundo o site The Memory Institute. Encadeamentos ajudam a gravar palavras na ordem certa, quando uma “puxa a outra”. Para memorizar “menina”, “panela”, “doze”, “abóbora” e “verdes”, você poderia pensar na frase “A menina vendeu uma panela por doze reais ao plantador de abóboras, que ainda estão verdes”.

Junção de informações novas em práticas usuais

Uma forma prática e eficiente de treinar a memorização de informações é reforçar o que precisa ser lembrado sempre que você fizer uma atividade simples, como beber água. É o que afirmam Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel, autores do livro “Make It Stick: The Science of Successful Learning”. Quanto mais associações são feitas, mais se retêm informações.

Cinco práticas para melhorar sua memória - sepac

Associações visuais

Para lembrar o nome de alguém, memórias visuais podem ajudar. Concentre-se em gravar uma característica física. Isso porque uma das técnicas de memorização mais comuns é a de combinação de imagens, ou seja, atribuir dados abstratos, como data e nome, a algo concreto.

Repetição

Talvez a mais comum entre as formas de gravar informações, repetir o que você precisa aprender em voz alta é uma das principais maneiras de otimizar sua memória. Lembre-se também que quando o assunto parecer difícil, é porque você está realmente aprendendo.

Leia também: Como alavancar sua habilidade multitasking

Fonte: Super Interessante

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário