06 Março 2019

Carreira: 3 benefícios de viajar para lugares diferentes

Carreira: 3 benefícios de viajar para lugares diferentes

Férias são sempre bem-vindas e muito esperadas. São momentos de descanso, de modificação da rotina, mas que também podem servir para descobertas e aprendizados. Quando viajamos para um lugar novo, por exemplo, nosso corpo e cérebro reagem de forma a nos adaptarmos às situações – e essas experiências podem gerar alguns benefícios para a carreira.

Quem se aprofundou no tema foi Todd Kashdan, psicólogo e professor da George Mason University que acredita que viagens para cidades e países diferentes devem ser usadas para sair da zona de conforto, ficar exposto a incertezas e, até, evitar o descanso em prol da exploração e do aprendizado.

Através de pesquisas e da própria experimentação, o especialista listou 3 benefícios de viajar para lugares diferentes que podemos agregar à vida profissional.

Inteligência emocional

O primeiro benefício observado pelo especialista é uma grande melhora na desenvoltura e inteligência emocional. Ao conhecer lugares diferentes, a pessoa desenvolve uma capacidade de não reagir de imediato às próprias emoções – preferindo observá-las, buscando suas possíveis causas e as melhores maneiras de administrá-las.

Uma pesquisa realizada com 485 adultos estadunidenses mostrou que viajar para países diferentes (ampliando o alcance) e experimentar uma imersão na cultura local (aprofundando o olhar) intensificou a capacidade das pessoas de controlar atenção e energia, o que ajuda na hora de atuar diante de situações adversas e de expressar sinais verbais e não verbais mais adequados.

Imersão na cultura local

Empatia

Em outro estudo, realizado com 197 chineses, percebeu-se que os participantes que viajaram ao exterior demonstraram maior capacidade de evitar fazer julgamentos sobre alguém, até que tivesse informações suficientes além das características físicas. Além disso, revelaram maior aptidão para discernir se determinadas ações de colegas de trabalho eram traços de personalidade ou faziam parte de um conjunto de fatores.

Nos participantes que viajaram aumentaram, ainda: a disposição para lidar com diferenças culturais marcantes em valores e costumes, a tolerância com estranhos e a autoconfiança. As pessoas passaram a ser mais compreensivas e abertas a adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Criatividade

O terceiro benefício observado pelo psicólogo e cientista Todd Kashdan em pessoas que viajam para cidades diferentes é o aumento da capacidade criativa. Em outro estudo, agora holandês, realizado com 46 adultos, descobriu-se que, após as viagens para o exterior, os participantes eram capazes de sugerir mais ideias e propostas do que o esperado, bem como encontrar soluções não convencionais para os problemas.

Um colaborador que viveu experiências culturais diferentes das próprias influencia diretamente no trabalho em equipe e criatividade do grupo, pois estimula os colegas a trilharem outros caminhos de raciocínio. Kashdan reforça, inclusive, que algumas empresas já estão incluindo nas entrevistas de emprego perguntas e formas de conhecer mais sobre as experiências pessoais e culturais dos candidatos.

Fonte: Harvard Business ReviewH

Leia também: Pesquisa revela a importância da cultura da confiabilidade para as equipes

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário