13 junho 2019

Benefícios do checklist para gerenciar projetos

Benefícios do checklist para gerenciar projetos

Atul Gawande, médico e jornalista, realizou um estudo para melhorar os processos internos de sua equipe de trabalho. Ele avaliou os métodos utilizados por pilotos de avião e concluiu que o checklist auxilia constantemente na rotina de qualquer ambiente profissional.

Benefícios do Checklist para gerenciar projetos - sepac

Além de processar muita informação, a mente pode facilmente divagar, e em um momento crítico, isso pode ser decisivo. Eis a importância de um checklist para gerenciar projetos. Através dele, é possível desempenhar melhor cada tarefa e trabalhar de maneira mais clara, objetiva e eficiente.

Checklist para treinamento de equipe

Caitlin Wilterdink, profissional experiente em RH e recrutamento, afirma que, ao incluir o checklist em seus processos de integração, ganhou-se muito tempo para a realização de outras demandas, visto que o colaborador tem então mais autonomia. Nas listas, podem ser atribuídas tarefas que o profissional pode realizar sozinho e de forma independente.

Um checklist eficaz no processo de treinamento de equipe deve conter:

  • Revisão de etapas junto à equipe;
  • Atribuição de uma propriedade clara sobre tarefas específicas;
  • Verificação de frequência;
  • Feedback.

Checklist em processos de sucessão

Com a saída de um membro da equipe, as listas serão importantes ferramentas para o sucessor responsável pelas atividades. Também podem ser utilizadas em outros momentos, como em caso de férias, licença maternidade ou doença.

Leia também: As 5 etapas para aprimorar sua inteligência emocional

Fontes: Medium/Atul Gawande

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário