Benefícios do checklist para gerenciar projetos
Atul Gawande, médico e jornalista, realizou um estudo para melhorar os processos internos de sua equipe de trabalho. Ele avaliou os métodos utilizados por pilotos de avião e concluiu que o checklist auxilia constantemente na rotina de qualquer ambiente profissional.

Além de processar muita informação, a mente pode facilmente divagar, e em um momento crítico, isso pode ser decisivo. Eis a importância de um checklist para gerenciar projetos. Através dele, é possível desempenhar melhor cada tarefa e trabalhar de maneira mais clara, objetiva e eficiente.
Checklist para treinamento de equipe
Caitlin Wilterdink, profissional experiente em RH e recrutamento, afirma que, ao incluir o checklist em seus processos de integração, ganhou-se muito tempo para a realização de outras demandas, visto que o colaborador tem então mais autonomia. Nas listas, podem ser atribuídas tarefas que o profissional pode realizar sozinho e de forma independente.
Um checklist eficaz no processo de treinamento de equipe deve conter:
- Revisão de etapas junto à equipe;
- Atribuição de uma propriedade clara sobre tarefas específicas;
- Verificação de frequência;
- Feedback.
Checklist em processos de sucessão
Com a saída de um membro da equipe, as listas serão importantes ferramentas para o sucessor responsável pelas atividades. Também podem ser utilizadas em outros momentos, como em caso de férias, licença maternidade ou doença.
Leia também: As 5 etapas para aprimorar sua inteligência emocional
Deixar um comentário