27 março 2020

Aumente a sua produtividade com atividades de até 3 minutos

Aumente a sua produtividade com atividades de até 3 minutos

A produtividade é uma característica essencial para quem deseja gerir algo. Seja a carreira profissional, a casa, a família, ou um projeto pessoal, com uma grande demanda de atividades, é preciso organizar o tempo de modo eficiente, para que cada ação seja desempenhada com qualidade. Para isso, é possível desempenhar pequenas ações no dia a dia para aumentar a produtividade e melhorar o foco. Confira a seguir.

Coloque as tarefas no papel

Quando você anota todas as atividades do dia em um papel, consegue ter uma perspectiva visual de tudo o que precisa ser feito. Esta prática é ideal para a organização mental e a concentração no trabalho, ajudando a criar estratégias para desempenhar cada tarefa, apenas olhando para as anotações. Uma dica para iniciar o trabalho é, com a lista em mãos, fechar os olhos e imaginar-se concluindo cada ação com êxito, de maneira prática e divertida. Sinta a emoção de visualizar a atividade concluída em sua mente, para que seu corpo responda fisiologicamente com excitação e alegria. Quando você voltar, de fato, para realizar a tarefa, terá meios de fazê-la de maneira mais leve.

Busque novos meios de aumentar a energia

Muitas pessoas recorrem à cafeína ou aos energéticos para promover o ânimo no trabalho. Embora esses recursos possam fazer efeito momentâneo, não são recomendáveis para o consumo em excesso. O ideal é recorrer a uma alimentação saudável e com o equilíbrio de nutrientes durante o dia. Fazer uma pequena caminhada de três minutos, enquanto pensa nas coisas pelas quais você é grato e nas experiências positivas que já viveu, interrompe os padrões mentais negativos que minam a criatividade, e impulsionam a mente para aumentar a produtividade no trabalho.

Foque em seus pontos fortes

Tire três minutos do seu dia para pensar em situações positivas que alcançou no âmbito profissional. Pode ser um grande negócio que concluiu, uma solução que encontrou para um problema difícil ou o reconhecimento de um líder. Sinta a emoção que sentiu quando obteve esse êxito e com a mente mais ativa, volte-se para as tarefas que precisa realizar durante o dia. Isso dará mais foco e energia para desempenhar as suas atividades.

Questione de que forma pode tornar o trabalho mais prazeroso e prático, sem perder a qualidade. Anote o que vier à mente e busque concretizar tudo o que possa ajudar, como a divisão de uma tarefa em subtarefas, uma leitura instigante nos intervalos ou escutar música.

Procure ter em mente algumas recompensas pelo trabalho concluído. Pesquisas apontam que o trabalho com a expectativa de recompensa torna-se mais prazeroso, o que é ideal para aumentar a produtividade e a eficiência.

Um treino diário

A mente voltada para pensamentos positivos é mais produtiva. Lembranças que remetem realização, sucesso e acontecimentos felizes disparam sinapses que estimulam a criatividade. Assim, você treina o cérebro para associar o trabalho a sentimentos bons, como a satisfação e o bem-estar. E uma vez que sua mente associar eventuais desconfortos no trabalho a recompensas, as tarefas se tornarão muito mais estimulantes e você será um profissional com resiliência e inteligência emocional.

Leia também: Treine o seu cérebro para trabalhar com prazos

Fonte: Forbes

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário