25 setembro 2019

As vantagens da gestão de qualidade

As vantagens da gestão de qualidade

Toda empresa, seja de prestação de serviços ou confecção de produtos, convive diariamente com a necessidade de garantir a qualidade do que é entregue aos seus clientes.

Indiscutivelmente, gestores e líderes devem se atentar para que todos os processos aconteçam da melhor maneira, com o objetivo de fidelizar o consumidor.

O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) surgiu justamente para oferecer às companhias melhor controle das etapas de funcionamento, permitindo buscar sempre um padrão de excelência para superar as expectativas dos clientes. A seguir, confira as vantagens da gestão de qualidade.

Vendas em alta

vantagens da gestão de qualidade - sepac

Após um estudo aprofundado sobre o target(público-alvo ou mercado que se quer atingir) e seus perfis de consumo e personalidade, é possível colocar as estratégias da gestão em prática. Com essas informações, a empresa capacita-se para definir as maneiras corretas de satisfazer seus clientes,ou seja, como levá-lo à aquisição com mais facilidade. Consequentemente, o número de vendas cresce gradativamente.

Equipe produtiva

Apesar de não significar uma aceleração na entrega do produto, a gestão de qualidade beneficia – e muito – a produtividade. Com os interesses e exigências do público final mapeados, é possível reduzir perdas e evitar desperdícios ao focar no que realmente é necessário para este target. Ou seja, há um melhor aproveitamento do tempo, já que processos mais importantes recebem a devida atenção no momento certo enquanto outros são reduzidos, senão eliminados. Percepção de marca

É impossível dissociar o Sistema de Gestão de Qualidade da imagem que o cliente final possui da empresa. Neste sentido, o branding, que é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, pretende criar conexões conscientes e inconscientes que serão cruciais para que o consumidor escolha a empresa no momento de compra do produto ou serviço. Assim, de forma gradual, a companhia garante-se como uma referência no mercado e, cada vez mais, aumenta seu alcance.

Diminuição de prejuízos

Em decorrência da implementação das estratégias para executar o SGQ, os processos de desenvolvimento de produtos e prestação de serviços são otimizados, trazendo ainda mais benefícios à empresa. Isso permite a busca por bons fornecedores, maneiras mais funcionais de produção e, até mesmo, formas de aprimorar a logística de entregas. Todo o conjunto de etapas que simplificam a rotina de trabalho tende a reduzir prejuízos, já que a qualidade da matéria-prima, das operações e, principalmente, do produto ou serviço foi aperfeiçoada.  Destaque competitivo

Os benefícios da gestão de qualidade resultam em outro ponto favorável: o diferencial competitivo. Manifestar zelo pelo cliente e superar expectativas tendem a colocar a empresa à frente da concorrência. Contudo, se o empreendimento fizer parte de um setor mais disputado, o diferencial torna-se obrigação.

Levando em consideração que uma parte significativa do mercado também procura adotar um Sistema de Gestão de Qualidade, é imprescindível que a equipe busque conhecer melhor a área em que atua e trabalhe com o objetivo de alcançar o melhor desempenho possível.

Leia também: Dicas de como tirar a sua estratégia do papel

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching

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