10 Maio 2019

As 5 etapas para aprimorar sua inteligência emocional

As 5 etapas para aprimorar sua inteligência emocional

A inteligência emocional no ambiente de trabalho é essencial para o sucesso de um negócio, na medida em que passa a promover uma cultura de positivismo. Segundo o proprietário do FocalPoint e coach de negócios Daniel Tolson, para desenvolvê-la, existem cinco funções vitais: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e conexão social. Saiba mais sobre esses pontos fortes.

1 – Autoconsciência: o que impulsiona você

A autoconsciência, ou seja, a avaliação diária de nós mesmos, é a maneira como podemos rever ideais e aquilo que nos leva a buscar mudanças interiores que, consequentemente, influenciam no externo. É o que permite a alguém entender melhor suas qualidades e, desta forma, evoluir como ser humano e profissional; é querer mais, saber mais e ser mais.

2 – Autorregulação: entendendo a raiz daquilo que limita você

Crer que não somos capazes de realizar algo gera raízes de negatividade. A autorregulação, por sua vez, nos permite criar filtros e neutralizar esses hábitos que nos impedem de expandir a capacidade intelectual e aumentar a inteligência emocional gradativamente. Isso agrega força e competência para entender as estratégias estabelecidas.

3 – Como se manter motivado?

É preciso entender que a motivação é movida também por aquilo que não conseguimos realizar. Através das falhas é possível compreender com mais clareza o que houve e automaticamente mudar de direção para melhorar sempre, como profissionais e como pessoas.

inteligência emocional - SEPAC

4 – Empatia

Embora a empatia tenha a ver com entender o outro, ela também está diretamente ligada à abertura que damos para que outros nos enxerguem como realmente somos. Quando nos permitimos, podemos aprender diariamente diante daquilo que as pessoas dizem e mostram sobre nós. A empatia é o que permite a conexão com os outros, buscando tomar decisões melhores.

5 – Criar conexões sociais

Respeito e consideração são conquistados de maneira simples, mas ao longo do tempo. Geralmente, as pessoas sentem-se mais à vontade para ajudar, apoiar, orientar, reportar e principalmente serem mais colaborativas com aqueles em quem confiam. Por isso, atitudes como olhar nos olhos e chamar pelo nome são decisivas para criar conexões sociais e, consequentemente, levar ao reconhecimento profissional.

inteligencia emocional e respeito - SEPAC

A avaliação do ambiente e estado emocional de cada um

É importante lembrar que as pessoas que trabalham em um mesmo ambiente podem estar em situações emocionais diferentes. Por isso, durante e após a construção da sua inteligência emocional, esteja atento ao andamento das coisas no seu local de trabalho e principalmente ao comportamento de cada colega, para saber lidar com isso de maneira individual e não ser afetado negativamente. Quanto melhor entendemos o panorama geral e o poder da inteligência emocional, melhores são os resultados em todas as esferas.

Fonte: SmartCompany

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