Aplicações e vantagens da ecoeficiência empresarial
Com os movimentos sustentáveis se propagando também no âmbito corporativo, tendências como a ecoeficiência empresarial vêm se destacando como uma importante ferramenta. Confira abaixo o que significa esse conceito, suas vantagens e como aplicá-lo ao contexto profissional.
Ecoeficiência empresarial: o que é
O termo ecoeficiência foi utilizado pela primeira vez em 1992, em referência a corporações que, ao mesmo tempo que se mantêm lucrativas e competitivas, cumprem com responsabilidades socioambientais.
Dessa origem, com o passar dos anos, se desenvolveu a ecoeficiência empresarial, conceito que se baseia no objetivo de produzir mais e melhor e, em contrapartida, gerar menos resíduos e utilizar menos recursos, em prol do meio ambiente. Essa política vai de encontro a uma geração de consumidores cada vez mais engajada com causas ambientais e uma economia consciente.
Em suma, a ecoeficiência busca o equilíbrio entre produção e preservação ambiental, entre desempenho econômico e ecológico.
Leia mais sobre como tornar um produto único e atrativo.
Pilares da ecoeficiência

Alguns pilares que a ecoeficiência empresarial abrangesão:
- Redução do uso de materiais: busca-se a redução de recursos na prestação de serviços e na oferta de bens, para minimizar impactos ambientais.
- Redução do consumo energético: diz respeito à redução do consumo de recursos não renováveis.
- Redução da emissão e dispersão de tóxicos: se refere a diminuir a emissão e dispersão de substâncias potencialmente tóxicas ao ambiente, minimizando os efeitos causados pela poluição.
- Promoção da reciclagem: esse outro pilar da ecoeficiência empresarial fomenta a reciclagem como um importante método de reduzir a quantidade de resíduos gerados e o uso de novos recursos.
- Preferência por recursos renováveis: empresas que utilizam recursos renováveis minimizam de forma significativa os impactos ambientais gerados por alternativas não renováveis.
- Produtos com maior durabilidade: além de corresponder às demandas do consumidor, produtos com maior durabilidade evitam o descarte abundante que resulta no aumento da produção desenfreada de lixo no planeta.
- Educação ambiental: promover a educação sustentável entre consumidores e colaboradores é um importante hábito de empresas ecoeficientes. Assim, fomentam o consumo consciente e racional e contribuem com o desenvolvimento sustentável da comunidade.
Como aplicar a ecoeficiência nos negócios
Líderes e gestores que buscam tornar sua empresa ecoeficiente devem adotar na cultura organizacional medidas que influenciam desde o ambiente interno até o externo.
Consumo consciente
Na rotina empresarial, o consumo consciente pode ser fomentado por meio de sistemas automáticos de iluminação que otimizam o consumo energético, bem como de equipamentos com temporizador ou fechamento automático para evitar o desperdício de água.
Geração de energia
É importante buscar modos alternativos de gerar energia, como por meio de sistemas solares ou eólicos, aliando eficiência ao compromisso ambiental.
Gestão de resíduos e reciclagem
Para mitigar os impactos gerados pelo descarte desenfreado e preservar recursos, empresas ecoeficientes devem adotar hábitos como compostagem, reciclagem e separação de resíduos para reduzir a produção de lixo da empresa.
Eficiência energética
Dar preferência a sensores de presença e substituir lâmpadas convencionais pelas de baixo consumo (como as de LED) são algumas iniciativas simples em prol da eficiência energética da empresa.
Ações para a comunidade
Como ações benéficas para a comunidade, a empresa ecoeficiente pode recorrer a iniciativas como preferência por produtores e fornecedores locais, fomento da educação ambiental das equipes e dos consumidores e adoção de políticas de reflorestamento, entre outras.
Vantagens da ecoeficiência empresarial

Em um momento no qual as questões ambientais têm um peso significativo aos olhos dos consumidores, empresas que adotam práticas de ecoeficiência não só reduzem impactos ambientais, como fortalecem sua imagem perante os clientes, fornecedores, parceiros e o mercado como um todo.
Além da competitividade no setor de atuação da corporação, a abordagem ecoeficiente é altamente favorável à economia, por reduzir gastos com recursos e demais custos operacionais da empresa.
No contexto socioambiental, essa política atua como um potencial disseminador da cultura sustentável, capaz de engajar quem está inserido no mercado mas também a sociedade de forma ampla em prol das causas ambientais.
Leia mais: IBC Coaching, FIA e Ecotelhado
Fonte: Hábitos saudáveis para iniciar o ano com mais qualidade de vida
Deixar um comentário