23 outubro 2018

Alimentos para aumentar a produtividade no trabalho

Alimentos para aumentar a produtividade no trabalho

Após uma refeição, com certa frequência podemos sentir efeitos como sono e diminuição da atenção. Por outro lado, existem alimentos que melhoram o rendimento mental e físico, pois agem no fluxo sanguíneo ou melhoram a cognição, sendo muito indicados para quem quer aumentar a produtividade no trabalho.

Estes alimentos que têm ação direta no funcionamento do cérebro também são chamados de “alimentos cerebrais”. São principalmente frutas, verduras e sementes que apresentam nutrientes e vitaminas como ômega-3 e ácidos graxos – chamados de gordura boa –, vitamina B e E, potássio, magnésio e outros minerais.

Em geral, devem ser evitados os alimentos com grande quantidade de carboidratos simples, como pão, macarrão, arroz branco, doces e bebidas artificiais. Estes alimentos são digeridos rapidamente, causando picos e quedas bruscas nos níveis de glicose do sangue, o que pode gerar sono, indisposição e falta de concentração. Também deve-se evitar abusar de carne vermelha, pois sua digestão requer muita energia, prejudicando outras funções do corpo.

Cuidado, ainda, com o café. Apesar de a cafeína ser um conhecido estimulante, o consumo de mais de quatro xícaras por dia aumenta a ansiedade, a inquietação e o estresse.

Além de adotar práticas básicas de uma boa nutrição – como tomar café da manhã e se alimentar ao longo do dia em curtos espaços de tempo –, veja quais alimentos incidem de forma positiva no funcionamento do cérebro, gerando maior rendimento e produtividade.

Água

Cerca de 75% do cérebro é formado de água, e precisamos deste recurso como sustentação básica para o seu funcionamento. Segundo uma pesquisa da National Research Council, tomar cerca de 200 ml de água poderia temporariamente acelerar o metabolismo em até 30%.

Estar hidratado melhora nossa memória e capacidades cognitivas, nos faz dormir melhor e aumenta a concentração. A água também regula a temperatura do cérebro, eliminando toxinas para equilibrar processos químicos e exercer uma espécie de “reciclagem mental”.

Berries

Amoras, mirtilos e framboesas, conhecidas de maneira geral como berries, são excelentes para impulsionar a memória e a concentração, pois possuem grande quantidade de antioxidantes. Estes aumentam o fluxo de sangue – e portanto de oxigênio – para o cérebro, o que ajuda a manter a mente arejada e criativa por até 5 horas. Além disso, as berries auxiliam a evitar ou retardar enfermidades do cérebro.

Oleaginosas

Sementes, castanhas, nozes, amêndoas e demais oleaginosas são ricas em fósforo, magnésio (que auxilia na liberação da endorfina), potássio, vitaminas do complexo B e vitamina E. Estes elementos mantêm o sistema cardiovascular saudável, ajudam a aumentar a percepção da mente e contribuem para o aumento da concentração.

Abacate

O abacate possui propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento. Além de ômega-3, que protege o cérebro do desgaste prematuro, a fruta possui bons níveis de gordura saudável, fundamental para o fluxo de sangue no cérebro.

Alimentos que estimulam a produtividade

 

Chia   

Considerada a maior fonte de ômega-3 encontrada na natureza, a chia favorece o funcionamento dos neurônios e melhora a atividade cerebral, além de prevenir o envelhecimento dos tecidos neurais, mantendo suas funções intactas por mais tempo

Brócolis

Este vegetal possui nutrientes que têm a capacidade de potencializar a memória, preservar a boa saúde do cérebro e proteger o coração.

Cacau

O cacau é rico em antioxidantes e magnésio, mineral que ajuda na nutrição do nosso sistema nervoso e na liberação de endorfina, hormônio do bem-estar.

Peixes

Os peixes mais saudáveis para o cérebro são os oleosos, como a truta, a cavala, a sardinha e o salmão. Estas espécies são ricas em ácidos graxos como o ômega-3, que combatem a depressão e, por isso, melhoram o desempenho mental e a memória.

 Tomate

O tomate é um fruto repleto de licopeno, substância antioxidante útil na prevenção de vários tipos de câncer e também de AVC.

Fonte: Revista Exame

 

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