09 outubro 2018

7 livros para se tornar um bom líder

7 livros para se tornar um bom líder

Estudar processos de comunicação e desenvolver habilidades de relacionamento são ações fundamentais para qualquer pessoa que busca se desenvolver profissionalmente. Entender de dinâmica de grupos, conhecer os diferentes perfis de colaboradores, estar atento aos movimentos das áreas e atualizado com o dia a dia dos colegas é imprescindível para crescer na carreira. Principalmente se o objetivo é se tornar um líder produtivo e engajado com sua equipe.

O estudo através de livros, assim como de pesquisas de mercado e análise de casos, é fundamental para comparar como eram as organizações e as funções de um líder no passado com os modelos atuais de gestão. O objetivo é tentar enxergar as demandas futuras do mercado, dos colaboradores e dos consumidores. Só assim é possível exercer liderança com excelência.

Veja 7 livros que irão ajudar você na hora de motivar sua equipe, aplicar técnicas de comunicação e persuasão, fazer reuniões produtivas e gerar bons resultados a partir de adversidades:

1. “O obstáculo é o caminho”

Partindo da hipótese de que “é possível se beneficiar dos problemas”, o consultor Ryan Holiday retoma lições de imperadores romanos e outros líderes históricos, mostrando que os obstáculos não devem ser necessariamente evitados – quando houver um problema, o ideal é enxergá-lo como oportunidade de melhorar.

2. “Drive”

O especialista em carreira Daniel Pink mostra por que as recompensas tradicionais não funcionam mais e revela os três gatilhos de motivação: autonomia, maestria e sentido. O autor ensina, também, como motivar equipes e impulsionar você mesmo à ação.

3. “High output management”

Escrito pela figura lendária no Vale do Silício, Andy Grove, esta obra ensina como otimizar o próprio potencial de liderança para gerar bons resultados, além de ser um guia de como delegar, comunicar, entender o grau de maturidade de cada liderado e até fazer reuniões mais produtivas.

Esta publicação é focada em empresas de tecnologia, mas pode ser aproveitada em qualquer segmento.

Livros para líderes

4. Influência: a psicologia da persuasão

O psicólogo Robert Cialdini mostra, nesta publicação, que persuadir pode ser algo bom. Ele explica que para liderar é preciso influenciar – e para tanto, é necessário saber persuadir. Cialdini ensina mecanismos de convencimento e técnicas para colocar a teoria em ação.

5. “Empresas feitas para vencer”

O consultor Jim Collins estabelece as características universais de um negócio eficiente, a partir de uma pesquisa sobre fatores de sucesso de certas empresas.

6. “Virando a própria mesa”

Do brasileiro Ricardo Semler, esta obra conta como o executivo construiu uma empresa de alta performance sem copiar “receitas” estrangeiras. Abolir o cartão de ponto, por exemplo, pode trazer resultados melhores do que aderir às práticas convencionais.

7. “Churchill – Uma vida”

Nesta biografia oficial do estadista britânico Winston Churchill (1874-1965), Martin Gilbert descreve a vida pessoal do político e os bastidores de sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial, no comando do Reino Unido.

Fonte: Revista EXAME

 

Leia também: As 8 principais habilidades do líder 4.0

 

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário