20 novembro 2018

6 dicas para configurar seu iPhone e ser mais produtivo

6 dicas para configurar seu iPhone e ser mais produtivo

É comum ficarmos impressionados com um smartphone comprado recentemente. As muitas funcionalidades e aplicativos, a câmera de qualidade, a rapidez de acesso e outras qualidades tecnológicas nos encantam.

Mas para além das distrações, o aparelho pode ser uma ferramenta de extrema ajuda na realização de atividades e na construção de uma rotina positiva, produtiva e otimizada. Isso significa, inclusive, passar menos tempo no smartphone.

Quanto ao iPhone, praticamente todas as decisões de configuração são passíveis de troca e alterações ou têm opção on/off. Esta flexibilidade é bastante útil para estabelecer o que é prioridade e desativar gatilhos que levam a hábitos pouco produtivos.

Veja algumas dicas rápidas para você ajustar as configurações do seu celular e iniciar uma nova rotina.

1. Desligue (quase) todas as notificações

Desative qualquer “anzol” que possa puxar a atenção para o celular, principalmente as notificações – sejam banners na tela, toques ou sinais luminosos. Evite ao máximo ficar de plantão para responder. A dica é aplicar às redes sociais e mensagens o mesmo padrão que adota para os e-mails: separe momentos específicos do dia para ler e responder as pessoas.

No seu iPhone, acesse as “Configurações” e então selecione “Notificações” (imagem 1).

Desligue quase todas as notificações

Imagem 1

Desative as notificações da maioria dos aplicativos. As exceções podem ser os apps de serviço de delivery, de transporte, de mapas, de calendário e agenda, as chamadas telefônicas ou aquelas redes sociais nas quais você recebe menos mensagens. Uma sugestão é desativar os badges, pequenas notificações vermelhas que mostram a quantidade de mensagens não lidas.

2. Esconda os apps “caça-níqueis”

Depois de desativar as notificações que podem desviar o foco, o próximo passo é esconder certos aplicativos que tomam muito tempo:

– Agrupe apps de redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Snapchat, etc.) em uma pasta na segunda tela do seu iPhone. Crie outra pasta, também na segunda tela, e faça a mesma coisa com os aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram, Facebook Messeger, etc.).

– Dê nomes às pastas alinhados com a estratégia de melhorar o uso do smartphone, como “Social”, “Mídias” ou “Mensagem”. Porém, o nome da pasta pode ser usado para chamar a atenção para a função dos aplicativos: “Lazer” é um exemplo de nome mais funcional.

– Dentro de cada uma das pastas, crie uma segunda tela e mova todos os aplicativos, deixando apenas um app na página inicial das pastas (imagem 2).

Esconda os apps caça-níqueis

Imagem 2

3. Ative a função “Do Not Disturb”

Especialistas acreditam que a maioria das pessoas deveria manter o smartphone na função “Não perturbe” durante todo o dia. É possível fazer isso programando início e fim da função para a mesma hora, das 8 h às 8 h, por exemplo.

Ao contrário do que se possa pensar, esta função não deixa o celular desconectado do mundo. A subfunção “Permitir chamadas de favoritos” possibilita selecionar pessoas que poderão fazer contato através de ligações (imagem 3).

Ative a função Do Not Disturb

Imagem 3

4. Seja estratégico sobre o seu papel de parede

Aqui vale usar a criatividade. Resgate fotos dos filhos, de lugares visitados, de pets, imagens do seu gosto, artes com frases motivacionais ou outros elementos que ajam emocionalmente como fonte de motivação. Lembre-se, porém, de deixar a tela visualmente limpa.

Uma dica é usar um fundo inteiramente preto, desconstruindo a ideia de que o celular é fonte de diversão. Outra grande vantagem é que um wallpaper monocromático preto economiza bateria em até 60%. Em “Fotos”, na seção “Escolha um novo papel de parede”, você pode encontrar a opção inteira preta.

Seja estratégico sobre o seu papel de parede

Imagem 4

5. Desligue o “Raise to Wake”

A função “Raise to Wake” é aquela que faz acender a tela e mostrar as notificações apenas levantando o iPhone. Portanto, pode ser uma constante fonte de distração. Basta desativar a função na seção “Display e Brilho”, nas “Configurações”.

6. Adicione o widget de tempo de tela

O widgetScreenTime” irá mostrar o tempo gasto no smartphone nas diferentes funções e atividades (imagem 5). Observando os resultados, é possível ajustar os hábitos em busca de mais produtividade.

Adicione o widget de tempo de tela

Imagem 5

Fonte: Better Humans – Medium

 

Leia também: 8 apps para líderes e gestores

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário