02 dezembro 2020

6 características fundamentais dos bons profissionais

6 características fundamentais dos bons profissionais

No mercado de trabalho, diversas são as características que agregam valor aos profissionais, independentemente do ramo no qual atuam. Atentar-se a esses aspectos é determinante para aprimorar as habilidades pessoais, que aumentarão as chances de obter reconhecimento e bons resultados na carreira profissional. Confira abaixo algumas dessas qualidades.

Paixão pelo trabalho

Profissionais com paixão pelo que fazem estão geralmente empenhados e motivados ao exercerem seu trabalho. Mostram-se também preparados para superar desafios e dispostos a contribuir com o crescimento da empresa e dos colegas. Pessoas assim costumam ter a mente mais aberta para adquirir novos conhecimentos e habilidades, pois enxergam oportunidades de se aprimorar e exercer suas funções com mais competência.  

Inteligência emocional

Colaboradores com um maior controle emocional são confiantes e desenvolvem relações mais saudáveis. Costumam ainda ter foco em sua trajetória e objetivos, sem deixar que receios os atrapalhem e revertendo as contrariedades em oportunidades de aprender e aprimorar os processos. A técnica de mindfulness pode contribuir para uma maior consciência e controle do corpo e dos sentimentos.

Ética

O pensamento de que “tudo vale” na conquista do sucesso não se encaixa no perfil de um bom profissional. Honestidade e ética são quesitos fundamentais para agir com transparência e respeito às normas, ao ambiente e aos colegas de trabalho. É o melhor caminho para obter sucesso e credibilidade no âmbito empresarial.

Capacidade de liderança

dia a dia empresarial

A capacidade de liderar não está necessariamente ligada a um alto cargo na empresa. Ela se refere à habilidade de motivar a si e aos demais, para que todos trabalhem em prol de um objetivo maior. Profissionais que possuem perfil de líder são muito valorizados no mercado de trabalho, pois: inspiram os demais integrantes da equipe por meio de sua conduta e performance; apresentam autonomia para executar as demandas; correspondem aos anseios da empresa em que trabalham; e se esforçam para conquistar uma carreira sólida e de sucesso.

Proatividade

homem aprimorando atuação profissional

A proatividade é a capacidade de identificar antecipadamente as oportunidades de bons resultados para a empresa. Profissionais com essa característica estão sempre em busca, por iniciativa própria, de soluções para sanar os anseios da corporação. Eles tendem ainda a ser mais produtivos na tomada de decisões, pois focam no progresso.

Visão

Outro aspecto muito valorizado no mercado de trabalho é estar atento às tendências do seu setor, aos desafios e às oportunidades de gerar bons resultados para a empresa. Colaboradores com esse perfil mostram-se dispostos a correr riscos, pois conseguem enxergar possibilidades de expandir o horizonte e fazer a corporação se destacar.

Com essas qualidades, o profissional certamente irá se sobressair no mercado, pelo diferencial que representa em relação aos concorrentes. Por sua vez, a empresa se beneficiará com um colaborador capaz de trazer progresso, inovação e ótimos resultados.

Leia também: O que é a indústria 4.0

Fonte: IBC Coaching e Vittude Blog

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário