20 dezembro 2018

5 passos para planejar os objetivos de 2019

5 passos para planejar os objetivos de 2019

Começo de ano é momento de rever objetivos de vida e profissionais. Para isso, é fundamental refletir antecipadamente sobre desejos, propósitos, necessidades e soluções e criar um planejamento para o ano.

Isso faz com que as metas sejam alcançadas de forma mais estruturada, possibilitando mais tranquilidade e criatividade, sabendo aonde se quer chegar, com trajeto e ações preestabelecidas.

Veja 5 passos para organizar os seus objetivos em 2019:

 1 – Reavalie os planos anteriores

Relembre as metas traçadas no ano passado e avalie qual o status de cada uma, se foram alcançadas, abandonadas ou estão em processo.

2 – Compare e defina as metas atuais

Agora, das não alcançadas ou abandonadas, defina quais ainda estão nos seus planos. Revise-as e atualize a abordagem de acordo com o que você deseja para o novo ano.

Pense e defina novos objetivos que ainda não estavam no seu radar.

3 – Organize as finanças

Com a lista definida, é hora de verificar as suas possibilidades financeiras. Veja quais projetos envolvem cursos, transporte e hospedagens ou outros investimentos mais robustos.

Existem outros projetos em vista, há despesas que terminaram ou podem ser eliminadas?

Tenha tudo na ponta do lápis. Saiba quantos meses você precisará para pagar um curso ou comprar um computador novo, por exemplo.

4 – Divida as grandes metas e estabeleça prioridades

Até agora, foram escolhidos os alvos principais. Para facilitar a organização, separe cada uma delas em partes menores, em ações palpáveis. Crie e hierarquize processos e estabeleça prazos para cada pequena conquista.

É interessante fazer um grande calendário em cartolina, incluindo as ações menores nos limites preestabelecidos. Paralelamente, estabeleça prioridades, apontando o objetivo mais importante, o segundo mais relevante e assim por diante. Esta ação é fundamental para quando houver conflito de diferentes metas no mesmo espaço de tempo.

Visualizando o processo como um todo, é possível enxergar os passos que precisam ser dados. Além disso, acompanhar a própria evolução age como combustível para seguir em frente, com foco em alcançar algo pontual ou criar um bom hábito.

Divida as grandes metas e estabeleça prioridades

5 – Disciplina

Este último passo é absolutamente fundamental para quem deseja alcançar um propósito, qualquer que seja. O planejamento feito anteriormente deve ser um guia. É preciso seguir o que foi estipulado – inclusive para alterar ou redirecionar ações que precisem de revisão.

Para manter a disciplina necessária, foque nos resultados. Faça sua cabeça trabalhar a seu favor: relembre-se, sempre que preciso, das metas e dos benefícios que estas trarão quando alcançadas.

Fonte: Wish Planner

 

Leia também: 6 dicas de CEOs para organizar o tempo

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário