01 setembro 2021

5 passos importantes ao assumir um novo desafio profissional

5 passos importantes ao assumir um novo desafio profissional

No universo corporativo, assumir um novo desafio profissional pode ser uma tarefa desafiadora. Portanto, inteirar-se de boas práticas é fundamental para iniciar uma nova função com preparo e assertividade. Confira abaixo!

Apresentação ao assumir um novo desafio profissional

No primeiro dia de trabalho, é muito importante que a empresa apresente o profissional a toda a equipe. Assim ele pode se inteirar sobre quem são os colegas e falar sobre sua função e trajetória profissional. Dessa forma, todos ficarão a par de quem está assumindo o cargo em questão.

Essa apresentação também é útil para informar as competências e habilidades do colaborador, de modo que o contato com ele seja mais objetivo.

Conhecer os departamentos

Como assumir novos desafios profissionais na carreira

Aproximar-se de colaboradores dos diferentes departamentos é uma boa forma de criar conexões no trabalho e obter auxílio na execução de funções, quando necessário. Isso pode ser feito por meio da troca de informações e experiências ou por uma sondagem sobre o estilo de trabalho, dificuldades e preferências.

Esse tipo de interação pode servir como uma verdadeira mentoria, que dará direcionamentos sobre as melhores condutas a seguir no ambiente profissional.

Comunicação com a equipe

Principalmente para os cargos de liderança, reunir a equipe para alinhar os melhores meios de comunicação e de trabalho é fundamental para que o time e o novo profissional busquem os mesmos objetivos.

É importante que a comunicação com o grupo seja um canal aberto a dúvidas, feedbacks, sugestões e solicitações em geral. Dessa forma, é possível inteirar-se sobre como os colaboradores lidam com as demandas do dia a dia para manter um ambiente de trabalho que preza pelo bem-estar de todos.

Estar a par das normas da empresa

Como alavancar a carreira e elevar o desafio profissional

Estar alinhado ao conjunto de valores, missão e visão da organização é de suma importância. Para isso, é válido analisar a estrutura e o manual de política da empresa, bem como atentar-se às orientações do RH referentes às condutas esperadas. Dessa forma, o profissional que está assumindo o novo cargo pode integrar-se mais facilmente à cultura organizacional.

Mudanças após assumir um novo desafio profissional

Muitas vezes, a chegada de um integrante na empresa traz, também, mudanças internas. Porém, tal processo requer que as adaptações sejam feitas sem interromper o fluxo de trabalho das equipes.

Assim, em especial para cargos de liderança, é interessante que o novo integrante da empresa busque entender as possíveis inseguranças do time quanto às mudanças, deixando todos cientes da importância delas para a empresa. Essa etapa tende a contar com a mediação da gerência.

De modo geral, essas orientações buscam garantir que o profissional no novo cargo esteja em sintonia com o restante da empresa, tanto na conduta diária quanto na comunicação com a equipe a na execução das tarefas.

Leia mais: Como ampliar as vendas do seu negócio com os marketplaces

Fonte: Forbes, Exame e Administradores

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário