30 junho 2021

5 mudanças para adotar nos escritórios após a pandemia

5 mudanças para adotar nos escritórios após a pandemia

A chegada da pandemia provocou uma série de transformações, inclusive no universo corporativo. Para proporcionar ambientes mais saudáveis, funcionais e adaptáveis, uma tendência é que as empresas adotem mudanças em seus escritórios após a pandemia. Confira abaixo algumas delas.

Modelos de trabalho híbridos

Como diversos setores se mantiveram operando via home office — gerando até mesmo economia para algumas empresas —, esse regime tende a perdurar. Assim, espera-se mais participação dos modelos mistos de trabalho nos escritórios após a pandemia.

Nessa modalidade, os profissionais de departamentos menos essenciais no dia a dia permanecerão em casa, e os que demandam presença física irão ocupar mais os espaços tradicionais.

Aderir a turnos alternados é uma alternativa. Dessa forma, as empresas evitam aglomerações e mantêm os espaços de trabalho à disposição das equipes.

Permanência dos processos online

Com ou sem pandemia, a digitalização de processos veio para ficar e tende a se intensificar nos escritórios após a pandemia. Tal tendência tornará cada vez mais comuns reuniões e apresentações online, bem como entrevistas, processos seletivos e treinamentos de equipe virtuais.

Graças às inúmeras ferramentas digitais que possibilitam encontros remotos, esse tipo de processo irá permanecer, na busca por otimizar tempo, agilizar procedimentos e reduzir a necessidade de deslocamento.

Adaptação e flexibilidade nos escritórios

Profissional sentado em poltrona lendo no ambiente de trabalho

Outra mudança a ser adotada nos escritórios após a pandemia é a reconfiguração dos espaços de trabalho. As estruturas tradicionais cedem espaço a modelos flexíveis e adaptáveis, que correspondem aos novos hábitos e necessidades dos ocupantes.

Os layouts de escritórios tendem a incorporar espaços como zonas de relaxamento, salas para reuniões híbridas, estações individuais de trabalho, salas para brainstorm e ambientes para happy hour.

Tais mudanças podem se refletir, também, na mobília dos escritórios, como em mesas e estações de trabalho mais espaçadas umas das outras.

Profissionais em escritórios após a pandemia

Bem-estar das equipes  

Com os temas ligados à saúde em evidência, o bem-estar dos colaboradores é uma das questões a serem cada vez mais valorizadas nos escritórios após a pandemia.

Para que o retorno ao trabalho seja estimulante, a tendência é que as empresas procurem oferecer zonas de criatividade e descompressão, salas de meditação e espaços mais abertos e ventilados, com plantas no ambiente e incidência de luz natural.

Recursos como esses podem aliviar o estresse do dia a dia, proporcionar mais acolhimento e bem-estar e elevar a disposição e a produtividade da equipe.

Limpeza reforçada nos escritórios após a pandemia

A segurança sanitária e a higiene nos espaços de trabalho são questões que permanecerão primordiais no setor corporativo, independentemente da pandemia.

A limpeza frequente de copas, banheiros, cozinhas e áreas comuns é um hábito que veio para ficar, assim como a disponibilidade de produtos de higiene nas estações de trabalho.

Itens de uso frequente — individuais ou coletivos —, como teclados, computadores, interruptores, maçanetas, botões e outros, serão o foco da limpeza reforçada nos escritórios.

Dessa forma, as empresas podem garantir o retorno aos espaços de trabalho de forma segura e adaptada aos novos hábitos e tendências resultantes da pandemia.

Leia mais: Home office: dicas funcionais para montar o escritório ideal

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário