21 julho 2021

5 dicas para se destacar em processos seletivos virtuais

5 dicas para se destacar em processos seletivos virtuais

O distanciamento social decorrente da pandemia tem feito com que muitos processos empresariais sejam realizados online. É o caso de grande parte das entrevistas de emprego.

Para se adaptar a essa nova realidade e aumentar as chances de admissão, confira abaixo cinco dicas para obter destaque em processos seletivos virtuais.

Atente-se às palavras-chave em processos seletivos virtuais

Em ambientes online, as palavras-chave têm sido umas das principais estratégias para que empresas selecionem candidatos, por meio de ferramentas de busca e da inteligência artificial.

Diante disso, uma das formas de se destacar é investir em palavras-chave no currículo, que demonstrem diferenciais em relação à função ou à área de atuação daquela vaga.

Crie e alimente um perfil em redes sociais corporativas

Candidato usando o LInkedin em processo seletivo

Com a presença cada vez maior das empresas nos ambientes virtuais, cabe aos usuários se atentarem às redes sociais corporativas para aumentar suas chances de seleção.

Em plataformas virtuais como o LinkedIn, por exemplo, é possível criar conexões profissionais, investir em um perfil chamativo, atrair empresas que estão em busca de novos colaboradores e, inclusive, iniciar processos seletivos.

Invista em cursos

Outro aspecto valorizado em processos seletivos são os cursos realizados pelos candidatos. Além de agregar mais conhecimento à bagagem profissional, eles podem ser um grande diferencial no mercado desejado.

O ideal é que os cursos sejam incorporados ao currículo de forma estratégica, para que o usuário seja conhecido não só por sua área de atuação, mas pelas habilidades e competências extras que podem torná-lo o candidato ideal para determinada empresa.

Destaque seus pontos fortes

Demonstrar autoconfiança e domínio de suas qualidades e pontos fortes pode ser outro fator determinante em processos seletivos virtuais.

Os procedimentos realizados a distância aumentaram a importância das competências comportamentais dos candidatos. Portanto, estes devem estar aptos a destacar suas habilidades sociais e profissionais durante a entrevista.

Mantenha uma boa conduta nos processos seletivos online

Entrevista online de emprego

A conduta e a linguagem corporal durante uma entrevista online também são essenciais nos processos seletivos virtuais, visto que podem transmitir impressões positivas sobre o candidato.

Portanto, é válido estar atento a aspectos comportamentais, como: contato visual, a fim de passar foco, segurança e afinidade; postura, para transmitir seriedade e interesse na entrevista; e simpatia, para cativar o condutor do processo e criar uma atmosfera positiva.

Com essas dicas, o candidato consegue se preparar melhor para os processos seletivos virtuais e aumentar suas chances de admissão em uma empresa.

Leia mais: 5 mudanças para adotar nos escritórios após a pandemia

Fonte: Forbes e Folha Dirigida

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário