17 junho 2020

5 dicas para gerenciar equipes em home office

5 dicas para gerenciar equipes em home office

Com a adoção do home office como modelo de trabalho, dadas as circunstâncias da pandemia, as empresas vêm se reinventando na forma de gerenciar as equipes e se comunicar com elas. Existem pontos importantes a serem seguidos nesse processo, para que o período de trabalho remoto seja produtivo e agradável à corporação como um todo. Confira a seguir.

Engajamento

Comunicação é tudo dentro de uma empresa. É importante estar sempre atento aos anseios e posicionamentos dos colaboradores, fornecedores, clientes e da equipe como um todo, para que todos estejam sintonizados no mesmo propósito. Decisões que sejam tomadas sem levar em consideração todos os departamentos, podem causar instabilidade no desempenho da operação.

Por isso, mantenha a equipe atualizada e, sempre que possível, satisfeita com as medidas adotadas pela empresa, para que falhas de comunicação não interfiram nos negócios. Para que cada passo tomado seja assertivo, o ideal é que esteja alinhado previamente com toda a corporação.

Forneça as ferramentas de trabalho

A fim de que o departamento trabalhe de maneira eficaz durante o home office, ofereça a infraestrutura necessária para isso. Se possível e se o serviço demandar esse tipo de equipamento para a operação, disponibilize computadores para os colaboradores, com os programas e aplicativos de uso já instalados e atualizados.

produtividade - SEPAC

Lembre-se de liberar acesso às ferramentas ou plataformas digitais – o ideal é que tenham sido testadas previamente, para garantir a sua funcionalidade. Crie ou atualize planilhas e pastas que contenham os materiais institucionais necessários para a rotina de trabalho (como One Drive ou Google Drive) e, é claro, assegure-se de que todos da corporação possuem uma boa internet em casa. Disponibilizar o espaço do escritório para os que preferem o serviço presencial também deve ser uma opção, sem deixar de lado todas as medidas preventivas.

Estabeleça uma rotina

É necessário que as expectativas da corporação quanto ao home office sejam passadas com clareza para a equipe, assim, ela ficará a par do que precisa ser produzido e entregue ao longo desse período. Nesse sentido, criar uma rotina que seja funcional e produtiva para todos é essencial. É compreensível que o foco no trabalho remoto seja mais custoso que o presencial, portanto, recorrer a ferramentas para planejar cada etapa dos serviços, desde a produção até a entrega, é fundamental para garantir a produtividade da empresa.

Nesse contexto, há outros dois pontos essenciais. O primeiro é que toda a corporação tenha meios de comunicação fáceis e acessíveis para manterem contato frequente, não só entre os departamentos, mas também com clientes e fornecedores. O segundo ponto é que, ao longo da rotina do trabalho, os intervalos – que no escritório correspondiam às pausas para o café ou para esticar as pernas – continuam tendo importância. Eles evitam que os colaboradores atinjam um estado de esgotamento mental que afete a qualidade do trabalho.

Videoconferência

Para evitar desencontros ou lentidão no momento de reunir toda a equipe por chamada de vídeo, o ideal é que ela seja programada com antecedência. Em uma data antecipada, notifique os colaboradores alinhando o dia, a hora e por qual meio será realizado o encontro. Antes da reunião, é bom já ter consigo uma pauta com os temas a serem debatidos, para que o encontro seja organizado, produtivo e eficaz.

home office - SEPAC

Mesmo com as equipes distantes, as videoconferências auxiliam os líderes e gestores a interpretar melhor, por meio da linguagem corporal e das expressões, o posicionamento da equipe sobre o andamento do home office. Esse pode ser um bom momento para sanar dúvidas, sugestões e queixas dos colaboradores, para fortalecer ainda mais o elo entre a empresa e o seu time. Lembre-se de pontuar as partes mais relevantes para levá-las em consideração na próxima tomada de decisão, e de não exceder o tempo limite da reunião, de no máximo duas horas.

No geral, mantenha contatos diários com a equipe, conduzidos com confiança, incentivos e acompanhamento do que tem sido produzido. Não esqueça de sempre dar feedbacks aos colaboradores dos departamentos, tanto do que vale a pena ser elogiado quanto do que precisa ser melhorado. O período de home office deve ser levado com clareza, transparência e zelo por todas as partes envolvidas.

Leia Mais: Comunicação: o artifício mais poderoso do mundo corporativo

Fonte: Época Negócios e Istoé Dinheiro

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