20 janeiro 2021

5 dicas para fazer apresentações online de alto impacto

5 dicas para fazer apresentações online de alto impacto

No contexto da quarentena, alternativas como o home office e apresentações online ganharam força e foram incorporadas à rotina de trabalho. Sejam aulas, palestras ou reuniões, os encontros digitais podem ser desafiadores, pois requerem cautela e preparo. Confira abaixo cinco dicas para conduzir apresentações online e obter efeitos positivos.

Invista desde o início

Nos encontros online, a introdução pode ser determinante para engajar quem acompanha a apresentação. Para cativar as pessoas, o ideal é fugir dos modelos convencionais de reuniões e tentar inovar com abordagens envolventes. Uma primeira impressão positiva ajuda a manter um estado de fluxo nos espectadores.

Mantenha bons hábitos

Mesmo a distância, manter bons costumes nas reuniões online é um importante fator para que os encontros sejam agradáveis. Cumprimentar todos os integrantes tanto no início quanto no fim do encontro é uma atitude básica. Para evitar interromper os outros participantes, lembre-se de manter o microfone desativado quando não estiver falando e de desligar sons e notificações de outros aplicativos e dispositivos.

apresentação online alto impacto - SEPAC

Dispense longas descrições

Quanto mais extensos forem os tópicos e descrições da apresentação, mais chances ela tem de causar cansaço e desinteresse no público. Opte por utilizar fontes grandes e palavras-chave inspiradoras, que sintetizem as ideias que se deseja transmitir. Expressões chamativas são uma forma concisa de introduzir um assunto e servem de gancho para o apresentador.

Dinamize a apresentação

Em apresentações online, o dinamismo pode ser um forte aliado para manter a atenção e o interesse. O ideal é adotar metodologias distintas para abordar o conteúdo, desde histórias e exemplos reais até recursos multimídia como fotos e vídeos. Variar de forma equilibrada os formatos de explanação melhora a compreensão e torna a apresentação mais dinâmica, persuasiva e visualmente atraente

Crie espaço para diálogo

Procure não encerrar a apresentação logo ao terminar a fala. Nesses contextos, criar brechas para diálogo é de grande importância para a troca de informações e o retorno dos espectadores. É possível até mesmo montar um slide específico para o momento de feedbacks, dúvidas e sugestões. Assim você estimula a interação entre os integrantes da reunião, dando oportunidade para a participação de todos.

Com dinamismo, recursos atrativos e espaço para uma comunicação efetiva entre os participantes do encontro, a apresentação online tende a gerar bons resultados e ter reflexo bastante positivo.

Leia também: Sociedade 5.0: qualidade de vida, tecnologia e sustentabilidade

Fonte: Forbes e Rede Urbana

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário