13 Janeiro 2021

5 competências essenciais de um gestor inovador

5 competências essenciais de um gestor inovador

Quanto mais o mercado de trabalho se transforma, mais capacidade de adaptação e inovação espera-se dos profissionais. Assim é com os gestores, que devem sempre aprimorar suas competências visando uma administração próspera que traga bons resultados para a empresa e a equipe como um todo. Confira abaixo alguns atributos favoráveis aos gestores.

Perspectiva futurista

Uma das principais aptidões de um gestor inovador é aliar uma visão de futuro à perspectiva atual da empresa. Uma forma de cultivar essa compreensão é integrar às estratégias da corporação ferramentas como o planejamento horizontal, que permite estimar em qual patamar a empresa estará dentro de certo tempo. Tal visão pode ser delineada acompanhando as transformações do mercado e as novas tecnologias, que tendem a estimular oportunidades de negócios.

Foco no cliente

A oferta de serviços e produtos com foco na experiência e no poder de escolha do cliente é uma tática cada vez mais bem-sucedida para fidelizar consumidores. Proporcionar soluções variadas ao público-alvo privilegia a liberdade de escolha do cliente, estimula a criação de novos hábitos de consumo e agrega maior valor aos serviços ofertados. Independentemente da estratégia, o importante é que o gestor a centralize no consumidor, a fim de gerar diferenciais diante da concorrência.

Cultura tecnológica

Administrações inovadoras integram a tecnologia como parte vital da empresa, e não como um recurso à parte. Isto é, bons gestores agregam à cultura organizacional um repertório tecnológico que proporciona agilidade e inovação, com o intuito de otimizar processos internos e estimular bons resultados.

Networking

No universo empresarial, o gestor deve buscar sempre expandir suas conexões para ampliar e diversificar a rede de contatos. Para além do networking, espera-se que esse profissional seja ágil, eficiente e capacitado para a execução de suas funções e a gestão da equipe.

Habilidades humanas

equipe em tomada de decisão - SEPAC

Na rotina corporativa, não apenas as hard skills são válidas, mas também aptidões fundamentais como a comunicação com a equipe. Saber enturmar-se e interagir de forma eficaz e transparente com os colaboradores é essencial para evitar falhas comunicativas e lapsos nas demandas da empresa. Naturalmente, isso requer inteligência emocional e boas habilidades com trabalho em grupo.

Se exercidas corretamente, as competências de uma gestão inovadora podem ser determinantes para desenvolver a capacidade da equipe e consolidar seu negócio no mercado.

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Fonte: Administradores e Sankhya Gestão de Negócios

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