11 março 2020

4 hábitos que fazem a diferença na comunicação de um líder

4 hábitos que fazem a diferença na comunicação de um líder

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para a liderança eficaz, pois compreende todos os âmbitos das relações entre pessoas. As estratégias, os valores, as necessidades e os objetivos da empresa devem estar sempre muito claros para todos os envolvidos com suas atividades, desde colaboradores e fornecedores até o cliente final.

Uma equipe com bom desempenho deve ter instruções nítidas provenientes das lideranças, e para comunicá-las, é necessário usar as ferramentas certas, além de saber ouvir e ter empatia para compreender o que está implícito no ambiente empresarial. Saiba quais são os 4 costumes que fazem toda a diferença na comunicação de um líder.

1. Ter assertividade e planejamento

Um bom líder deve estudar os caminhos mais assertivos e direcionar a equipe de maneira clara e bem pensada. É preciso usar as próprias experiências passadas para orientar o que é adequado ou não e quais ações corretivas são necessárias para solucionar possíveis questões. Portanto, é essencial ter um plano de ação claro para que a comunicação seja eficaz e assertiva. A partir do momento em que o plano é traçado, deve ser comunicado aos demais colaboradores de modo direto e claro, sempre abrindo espaço para sanar eventuais dúvidas e para obter sugestões.

2. Saber ouvir

Ao participar de uma conversa, é importante eliminar julgamentos pessoais a respeito do interlocutor para que a mensagem não tenha ruídos e incompreensões. Se a ideia abordada não agrada, procure compreender as motivações de quem as comunicou. Como líder, faça perguntas, parafraseie para se certificar de que compreendeu a ideia e saiba colocar-se no lugar dos colaboradores para entender melhor as suas ações e para ser ouvido com a mesma atenção.

Sempre que achar necessário, faça reuniões com a equipe para pedir feedbacks. Identifique, junto com os colaboradores, quais são os pontos de melhoria de sua gestão e do setor. Esta é uma forma bastante eficiente de gerar engajamento, união e sentimento de pertença por parte dos funcionários, que terão a oportunidade de serem ouvidos e de melhorar o ambiente de trabalho de forma conjunta.

3. Promover melhorias

Reunir a equipe para promover reflexões é uma forma eficaz de comunicar e ouvir ideias. Além disso, é importante observar a execução do trabalho dos colaboradores para verificar se há dificuldades no processo. Sempre que houver, o líder deve propor ferramentas que facilitem o trabalho da pessoa, usando a própria experiência para orientá-lo.

O feedback também é um instrumento muito importante da comunicação de um líder, pois propicia melhorias nos processos e a evolução da equipe. Sempre que possível, dê retornos aos funcionários acerca dos desempenhos. Críticas construtivas e elogios promovem crescimento e motivação – fatores fundamentais para o bom andamento de um setor.

4. Agir com integridade

A comunicação de um líder deve estar pautada em honestidade e clareza, seja para dar notícias positivas ou negativas. Para que os colaboradores sintam confiança e segurança, é ideal que o líder não se envolva mais com um grupo do que com outro, ou seja, que use a imparcialidade na empresa. É importante que a equipe esteja bem informada, de modo a criar uma relação de lealdade com todos. Um líder deve admitir sempre que errar, falando abertamente com os colaboradores para encontrar soluções eficazes para eventuais problemas. Se os erros forem da equipe, concentre-se em buscar a solução e não procurar culpados.

A boa liderança deve sempre realizar uma autoanálise e verificar como pode melhorar, para que todos se sintam felizes com as suas atividades. Ao precisar falar individualmente com colaboradores, procure conhecer os perfis de trabalho e saiba adaptar o que será dito de acordo com cada estilo de pessoa. Empatia, respeito, abertura e assertividade são algumas das características primordiais para uma excelente comunicação de líder.

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Fonte: Catho

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