23 outubro 2019

3 tendências que transformam a experiência dos seus clientes

3 tendências que transformam a experiência dos seus clientes

O conceito de economia da experiência foi desenvolvido em 1999 por Joseph Pine e James Gilmore, especialistas em mercado pela Universidade de Harvard. Na época, os pesquisadores realizaram um estudo complexo sobre as tendências de vida e consumo e entenderam que as empresas devem priorizar as experiências únicas.

Neste sentido, o objetivo é levar autenticidade para a compra através de um atendimento impecável e de uma personalização que faça o cliente se sentir especial. Afinal, além de qualidade, as pessoas buscam vivências memoráveis, que as façam criar boas histórias com as marcas.

Segundo um estudo recente, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço em troca de uma melhor experiência. Além disso, até 2020 este aspecto deve superar preço e produto como o diferencial-chave das empresas.

Mas como encantar os clientes e fazê-los criar uma conexão verdadeira com a marca em um mercado tão competitivo? Abaixo, confira três tendências que podem ser úteis.

Automação teatral

Quando se trata de engajar o cliente, normalmente há dois caminhos distintos: oferecer um processo automatizado ágil e eficiente; ou proporcionar uma experiência que faça as pessoas realmente quererem desfrutar do produto ou serviço.

experiência dos seus clientes - sepac

Esta tendência representa a junção entre precisão e diversão. Naturalmente, uma grande parte da automação da empresa será ainda “invisível”, mas a tecnologia pode ajudar a criar um ambiente inspirador.

Em uma cafeteria de Tóquio, os garçons são robôs controlados remotamente por pessoas com deficiência. Na iniciativa socialmente responsável, os “pilotos” recebem 1.000 ienes por hora (o equivalente a cerca de R$ 30).

Comunidade

Diversos estudos já comprovaram a ligação entre interagir em comunidade com felicidade e longevidade, o que requer um uso mais consciente de celulares e computadores. Neste sentido, experiências e espaços que reforcem a vida real e a conexão com outras pessoas só tendem a crescer.

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Uma grande rede de hotéis anunciou recentemente que uma de suas marcas irá interagir com as comunidades locais, tornando-se mais acessível, flexível e humana, sob diversos pontos de vista. Como afirma Sebastién Bazin, chairman e CEO da rede, “Estamos indo para algo novo, em que queremos ser percebidos como um hotel acessível a todos, sejam hóspedes ou comunidade local. E a música é o elemento básico para criar essa ideia de hotel aberto a todos”. Para promover encontros e socialização, os hotéis terão centenas de apresentações ao vivo com artistas em fase de desenvolvimento da carreira, apoiados por músicos conhecidos.

O fim do excesso

Plásticos descartáveis despontaram como o principal “eco-problema” dos últimos meses, fazendo com que diversas empresas abandonassem canudos e sacolinhas. O que veremos serão sentimentos contra o desperdício também ligados às experiências, estas repensadas para minimizar os impactos ou ainda gerar resultados positivos para o meio ambiente.

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No fim de 2018, uma companhia aérea portuguesa operou o primeiro voo comercial do mundo totalmente livre de plástico descartável. A ideia é que a empresa seja “plástico zero” até o fim deste ano, dispensando copos, saquinhos, embalagens para cobertores e escovas de dentes. No lugar entram talheres de bambu, embalagens de papel e recipientes biodegradáveis que podem ser compostáveis.

Já um empreendimento da Noruega, que ficará pronto em 2021, pretende ser o primeiro hotel do mundo com energia positiva”. Para isso, será preciso reduzir os gastos anuais com energia em 85% – em comparação ao consumo de um hotel moderno –, adotar uma estrutura circular para que os ambientes recebam a maior quantidade possível de luz solar e usar poços geotérmicos e painéis solares.

Leia também: Experiência do cliente X atendimento ao cliente: qual a diferença?

Fonte: Trend Watching

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