04 abril 2019

3 atitudes para fortalecer a mente sendo otimista

3 atitudes para fortalecer a mente sendo otimista

O ambiente de trabalho precisa de constantes estímulos para que se mantenha um local produtivo e otimista, e é função de todos, do presidente aos colaboradores, cuidar para que o dia a dia seja agradável.

Isto influencia, inclusive, nos bons resultados das empresas.

Uma das maneiras de contribuir para o bem-estar coletivo na companhia é ser otimista. Além de ajudar a todos, há também um benefício individual: praticar ações e pensamentos positivos faz com que você fortaleça sua mente e sua autoestima.

Veja 3 atitudes otimistas que irão ajudar o cotidiano de todos na empresa.

1 – Evite comentários negativos

É comum que, entre colegas de trabalho, existam aqueles que criam um relacionamento mais próximo. Conversar, compartilhar experiências e desabafar é algo muito natural. É preciso ter cuidado, porém, para que estas conversas não se tornem momentos de reclamação ou fofoca.

Um estudo publicado no European Journal of Work and Organizational Psychology fez com que um grupo de 100 colaboradores de uma empresa holandesa registrasse em um diário as impressões sobre o dia de trabalho. Aqueles que focaram nos eventos negativos do dia, como problemas com o computador ou conflitos com colega de equipe, apresentaram menos engajamento e mais mau humor. Já aqueles que reclamaram menos dos fatos apresentaram mais satisfação no ambiente de trabalho.

2 – Tenha o controle de si

A única coisa que se pode controlar em um ambiente de trabalho é a si mesmo, a forma como reagimos e respondemos às atitudes e chamados de colegas e superiores.

Por isso, tente não levar para o lado pessoal se algo lhe desagradar, buscando ter inteligência emocional para lidar com as adversidades diárias e com os diferentes perfis de colegas da melhor forma.

3 – Seja sempre sincero

Ser um profissional confiável e produtivo é diferente de mostrar-se passivo em todas as situações. Pelo contrário, é necessário colocar-se, posicionar-se diante das mudanças no cotidiano da empresa e nas relações de trabalho.

É preciso ser sincero em qualquer ocasião, e isto pode ser feito com educação e cuidado. Se discordar de etapas do processo, de atitudes ou da fala de alguém, exponha sua opinião e, de preferência, proponha uma solução.

Fonte: Forbes

Leia também: Por que cuidar da cultura organizacional fará sua empresa crescer?

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário