11 outubro 2018

Os 10 mandamentos do pós-consumidor

Os 10 mandamentos do pós-consumidor

Muito se fala sobre as gerações – Baby Boomers, X, Y, Z e, desde 2010, a geração Alpha – para dividir os tipos de clientes, hábitos de consumo e a relação com as novas tecnologias. Porém, um novo conceito surge para romper com esta divisão etária e trazer outra visão sobre o comprador atual: o pós-consumidor.

Este cliente é definido por comportamentos que nasceram nas gerações mais novas e se replicam nos mais diferentes perfis e personas. Veja as 10 principais características deste novo e exigente consumidor.

1) Faixa etária

O “pós-consumidor” é um conceito, um mindset que rompe com padrões e normas e independe de idade.

2) Experiências pessoais

O pós-consumidor busca experiências customizadas, alinhadas com os seus valores.

3) Proatividade

Quer que as companhias estejam pensando sempre à frente, prevendo e propondo soluções para suas necessidades.

4) Agilidade

O pós-consumidor dispensa tarefas que demandem esforços desnecessários, exigindo fluidez nas compras. Ferramentas e opções mobile são fundamentais.

5) Responsabilidade socioambiental

Este novo consumidor se interessa por projetos sociais, questões de sustentabilidade e natureza, e espera que companhias defendam as mesmas causas.

6) Transparência

O pós-consumidor almeja honestidade e transparência das empresas.

7) Igualdade

Questões ligadas à igualdade de gênero, ao respeito a etnias e à orientação sexual fazem parte do universo do pós-consumidor. A diversidade é fundamental para as organizações.

8) Autenticidade

O pós-consumidor tem personalidade forte e quer assumir comportamentos e atitudes próprias.

9) Marketing personalizado

Por se sentir importante para a empresa, o cliente espera diálogo direto e atendimento personalizado para se tornar fiel.

10) Valoriza a transformação

O pós-consumidor está em constante transformação e, por isso, demanda um posicionamento visionário: novas ideias, produtos e serviços.

Fonte: Novarejo

 

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