Passo a passo para fazer um terrário decorativo
Os terrários são minijardins, feitos dentro de vasos de vidro ou de cerâmica, ótimos para decorar qualquer ambiente da casa. Lindos e cada vez mais populares, os terrários precisam de pouquíssimos cuidados ou água.
Confira como você pode fazer o seu em casa!
Como fazer um terrário em casa
Montar um terrário é fácil e leva pouco tempo. Além disso, a atividade relaxa a mente e proporciona bem-estar. Você vai precisar de:
- 1 recipiente de vidro ou cerâmica – pode ser até mesmo uma jarra ou vidro de conserva
- Brita, cascalho ou pedriscos
- Areia
- Terra vegetal – pode ser encontrada em lojas de jardinagem
- Miniaturas para enfeitar
- Plantas
Quais plantas escolher?
As plantas mais indicadas para terrários são as suculentas e cactos, pois são bastante resistentes, necessitando de pouca água e manutenção. Outras opções são a planta-jade, as bromélias e até orquídeas de pequeno porte.
Passo a passo
- Preencha o fundo do recipiente escolhido com as pedrinhas, formando uma camada de 2 a 3 centímetros de espessura.
- Sobre as pedrinhas, coloque uma camada de areia na mesma espessura.
- Espalhe então a terra vegetal, formando uma camada um pouco mais grossa e de acordo com a sua preferência pelo visual.
- Agora é hora de plantar! Normalmente, as espécies vêm em pequenos vasinhos de plástico, retire-as e plante no terrário com cuidado. Você pode escolher plantas diferentes para o mesmo recipiente.
- Finalize o terrário com a decoração, espalhando pedrinhas e miniaturas ao redor das plantas.
Manutenção e rega
Se você optou por fazer um terrário com cactos e suculentas – que requerem pouca umidade – utilize uma seringa, conta-gotas ou um regador de bico fino para molhar a terra em pequenas quantidades. Já outras espécies, como os musgos e samambaias, preferem mais umidade, utilize um borrifador.
Os terrários ficam ótimos em mesinhas de centro, escrivaninhas, no banheiro e até na cozinha, mas lembre-se de levá-lo para receber luz solar sempre que possível.
Veja também: Plantas em casa: como tornar o ambiente mais saudável e acolhedor
Deixar um comentário