31 julho 2020

Mãos à horta: como cultivar ervas e temperos em casa

Mãos à horta: como cultivar ervas e temperos em casa

Ter uma horta em casa é um incentivo para elevar o consumo de vegetais no dia a dia. Plantar, cuidar, colher os ingredientes fresquinhos e desfrutar do autêntico sabor dos temperos é um enorme prazer. No post de hoje, saiba como cultivar ervas e temperos em casa.

Onde plantar

Apartamentos e casas com pouco espaço também podem dispor de um cantinho para a horta, basta um local arejado e que receba algumas horas de luz durante o dia. A dica é pensar nas espécies pretendidas e na melhor forma de integrar a novidade à decoração.

  • As floreiras são uma ótima escolha para uma horta compacta.
  • Se você dispõe de um quintal com incidência de luz solar, a melhor opção é plantar as mudas diretamente na terra.
  • Os vasos são uma alternativa prática tanto para quem mora em casa como para quem vive em apartamento. Aproveite para escolher tamanhos, formas e cores que valorizem a decoração.
  • Pallets e caixotes de madeira estão em alta devido à versatilidade que oferecem e podem ser utilizados para a criação de hortas compactas dentro de casa.
  • A horta vertical é prática e indicada para quem não dispõe de uma área muito grande. Consiste em aproveitar o espaço verticalmente para o plantio de flores, plantas e temperos.
ervas e temperos - SEPAC

O que plantar

Salsinha: Para favorecer o desenvolvimento das raízes, recomenda-se um recipiente com ao menos 30 cm de profundidade. Você pode agilizar o processo de germinação deixando as sementes de molho em água por um dia antes do plantio.

A salsinha pode ser plantada em qualquer época do ano e colhida, em média, três meses após a germinação. Lembre-se, as folhas devem ser retiradas por inteiro para o uso.

Manjericão: Pode ser plantado diretamente no vaso escolhido ou transplantado para o local definitivo ao atingir cerca de 15 cm de altura. O manjericão não tolera bem o frio, por isso, é indicado para locais com temperatura acima de 18 ºC. Pode ser colhido de dois a três meses após a germinação e o solo deve estar sempre levemente úmido.

Alecrim: Pode ser plantado a partir de sementes ou então de mudas, quando o ramo atingir cerca de 20 centímetros de altura. Recomenda-se o plantio em épocas mais quentes, visto que as plantas mais jovens não suportam temperaturas baixas. A colheita do alecrim pode ser feita após o terceiro mês, retirando-se apenas metade dos ramos por vez para não prejudicar o crescimento.

Hortelã: É aconselhado fazer o plantio em um local sem ação de ventos fortes, para que a hortelã cresça adequadamente. As estações mais indicadas para a germinação são a primavera e o outono. Ervas daninhas podem aparecer durante o crescimento, por isso, deve-se fazer o controle delas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, pela haste ou folhas. Se for feita pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas.

Cebolinha: Nos casos em que o plantio utiliza mudas, o transplante pode ser realizado de 30 a 40 dias após a germinação das sementes. A cebolinha pode ser plantada o ano todo, apesar de preferir épocas de clima ameno. Na hora da colheita, lembre-se de retirar as folhas inteiras, desde a base, e nunca pela metade.

Outros alimentos que podem ser plantados dentro de casa

  • Alface
  • Couve
  • Tomate-cereja
  • Morango
  • Pepino
  • Rabanete
  • Agrião
  • Cenoura
horta em casa - SEPAC

Dicas para aprimorar o cultivo

  • Pesquise sobre as espécies escolhidas, desta forma você entenderá melhor como funciona o desenvolvimento da planta.
  • A irrigação é uma parte importante e deve ser feita corretamente. Um método que pode auxiliar neste momento é inserir o dedo ou um palito no solo. Se ao retirá-los eles estiverem úmidos ou com terra grudada, o solo ainda está molhado, caso contrário, é hora de fazer uma nova rega.
  • As hortaliças são exigentes em nutrição, por isso lembre-se da adubação para que a planta cresça saudável. Quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para você e para as plantas!
  • Mesmo que em pequena quantidade, as hortas caseiras estão sujeitas a pragas. Faça a remoção manual de folhas secas e bichos, este é um cuidado simples e eficiente para a saúde da planta.

Leia também: O que são os bonsais e como cultivá-los em casa

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário