25 Março 2019

Como montar uma mesa de café da manhã de dar água na boca

Como montar uma mesa de café da manhã de dar água na boca

Existem pessoas que podem até não ter o costume de comer ao acordar, mas ninguém resiste a uma bela mesa de café de manhã, com diferentes tipos de pães, frutas, bolos e tortas, e mais todas as bebidas que podem acompanhar.

Por isso, aproveite a máxima de que o café da manhã é a principal refeição do dia e confira estas dicas para montar uma mesa de dar água na boca.

Ambiente

Toalha de mesa

O primeiro passo é escolher uma toalha de mesa bonita, de preferência de cores claras e estampas floridas. Você pode utilizar também jogos americanos, caminhos de mesa e passadeiras.

Toalhas rendadas, bordas enfeitadas ou peças de linho são outras opções que combinam muito com o ar matutino da refeição.

Louças e talheres

Caso você tenha mais de um jogo de louças, siga a mesma lógica da toalha: escolha as peças em tons claros e vivos, ou as que tenham desenhos de flores. Na dúvida, os jogos de xícaras e pratinhos brancos sempre dão certo. Além disso, certifique-se de que você está colocando aparatos e talheres suficientes para os diversos preparos do café da manhã.

Para que uma pessoa fique à vontade e tenha tudo o que precisa ao alcance dela, o básico de uma mesa de café da manhã é:

– xícara de chá com o pires

– prato raso de sobremesa

– colher de chá

– garfo, faca e colher pequenos

– copo ou taça

– guardanapo

Decoração

Para tornar o momento da refeição mais agradável, você pode melhorar o ambiente com alguns enfeites e decorações. Com cuidado para não ocupar muito espaço, vale adicionar um pequeno vaso de flores no centro da mesa, porta-guardanapos enfeitados ou utilizar suporte para bolos. Aposte mais nos detalhes e nos pequenos enfeites.

Se for utilizar flores, dê preferência para as menos aromatizadas, de forma a valorizar os alimentos.

Embalagens

Esta dica é mais voltada para os casos em que se convida alguém para tomar café da manhã, por motivos pessoais ou profissionais. Retire os produtos das embalagens, escolha potes e cestas adequadas e organize a mesa de forma com que tudo esteja ao alcance da visita.

Como montar uma mesa de café da manhã - SEPAC

Alimentos

Frutas e sucos naturais

A recomendação, neste caso, é apostar na variedade, buscar alimentos maduros e observar a época do ano para conseguir as frutas da estação. Na apresentação dos pratos, escolha a forma que mais agradar: fatiadas, picadas ou em salada.

Da mesma forma, sucos naturais combinam com o período da manhã e despertam o corpo. Diferentemente das frutas, vale mais a pena se dedicar a uma, no máximo duas opções de suco. Laranja, abacaxi e goiaba são sabores clássicos, mas você também pode arriscar misturar frutas. Lembre-se, sempre, de manter os sucos em temperatura de fria a gelada.

Pães e bolos

Pode ser pão francês, d’água, de leite, de centeio, sovado ou caseiro: neste caso, a maior qualidade é que seja fresco. Para acompanhar, patês, frios, requeijão, manteiga e geleias. Vale deixar uma chapa ou torradeira para quem gostar do pão quente.

Sobre a variedade, vale mais apostar em duas receitas de bolo, como o toque final da refeição. Fubá, chocolate, cenoura com cobertura e laranja certamente são os mais pedidos.

Comidas e bebidas quentes

Para completar o cardápio, é preciso ter no mínimo café e uma opção de comida quente. Há quem goste de bacon, tapioca, panquecas, ovos fritos e, aqui no Brasil, até cachorro-quente. Uma omelete com cebola, tomate e queijo também é quase unanimidade. Escolha o que mais lhe agradar e deixe o cardápio ainda mais gostoso.

Leia também: Receitas para um almoço vegano completo

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário