Como montar uma mesa de café da manhã de dar água na boca
Existem pessoas que podem até não ter o costume de comer ao acordar, mas ninguém resiste a uma bela mesa de café de manhã, com diferentes tipos de pães, frutas, bolos e tortas, e mais todas as bebidas que podem acompanhar.
Por isso, aproveite a máxima de que o café da manhã é a principal refeição do dia e confira estas dicas para montar uma mesa de dar água na boca.
Ambiente
Toalha de mesa
O primeiro passo é escolher uma toalha de mesa bonita, de preferência de cores claras e estampas floridas. Você pode utilizar também jogos americanos, caminhos de mesa e passadeiras.
Toalhas rendadas, bordas enfeitadas ou peças de linho são outras opções que combinam muito com o ar matutino da refeição.
Louças e talheres
Caso você tenha mais de um jogo de louças, siga a mesma lógica da toalha: escolha as peças em tons claros e vivos, ou as que tenham desenhos de flores. Na dúvida, os jogos de xícaras e pratinhos brancos sempre dão certo. Além disso, certifique-se de que você está colocando aparatos e talheres suficientes para os diversos preparos do café da manhã.
Para que uma pessoa fique à vontade e tenha tudo o que precisa ao alcance dela, o básico de uma mesa de café da manhã é:
– xícara de chá com o pires
– prato raso de sobremesa
– colher de chá
– garfo, faca e colher pequenos
– copo ou taça
– guardanapo
Decoração
Para tornar o momento da refeição mais agradável, você pode melhorar o ambiente com alguns enfeites e decorações. Com cuidado para não ocupar muito espaço, vale adicionar um pequeno vaso de flores no centro da mesa, porta-guardanapos enfeitados ou utilizar suporte para bolos. Aposte mais nos detalhes e nos pequenos enfeites.
Se for utilizar flores, dê preferência para as menos aromatizadas, de forma a valorizar os alimentos.
Embalagens
Esta dica é mais voltada para os casos em que se convida alguém para tomar café da manhã, por motivos pessoais ou profissionais. Retire os produtos das embalagens, escolha potes e cestas adequadas e organize a mesa de forma com que tudo esteja ao alcance da visita.

Alimentos
Frutas e sucos naturais
A recomendação, neste caso, é apostar na variedade, buscar alimentos maduros e observar a época do ano para conseguir as frutas da estação. Na apresentação dos pratos, escolha a forma que mais agradar: fatiadas, picadas ou em salada.
Da mesma forma, sucos naturais combinam com o período da manhã e despertam o corpo. Diferentemente das frutas, vale mais a pena se dedicar a uma, no máximo duas opções de suco. Laranja, abacaxi e goiaba são sabores clássicos, mas você também pode arriscar misturar frutas. Lembre-se, sempre, de manter os sucos em temperatura de fria a gelada.
Pães e bolos
Pode ser pão francês, d’água, de leite, de centeio, sovado ou caseiro: neste caso, a maior qualidade é que seja fresco. Para acompanhar, patês, frios, requeijão, manteiga e geleias. Vale deixar uma chapa ou torradeira para quem gostar do pão quente.
Sobre a variedade, vale mais apostar em duas receitas de bolo, como o toque final da refeição. Fubá, chocolate, cenoura com cobertura e laranja certamente são os mais pedidos.
Comidas e bebidas quentes
Para completar o cardápio, é preciso ter no mínimo café e uma opção de comida quente. Há quem goste de bacon, tapioca, panquecas, ovos fritos e, aqui no Brasil, até cachorro-quente. Uma omelete com cebola, tomate e queijo também é quase unanimidade. Escolha o que mais lhe agradar e deixe o cardápio ainda mais gostoso.
Leia também: Receitas para um almoço vegano completo
Deixar um comentário