30 novembro 2020

Como escolher o ar-condicionado ideal para o ambiente

Como escolher o ar-condicionado ideal para o ambiente

Adquirir um aparelho de ar-condicionado para a casa ou o escritório está nos planos de muita gente. Contudo, é necessário levar em consideração uma série de informações, como o número de BTUs indicados para climatizar um determinado espaço ou o consumo de energia de cada modelo. No post de hoje, saiba como escolher o ar-condicionado ideal para o ambiente.

Saiba onde o aparelho será instalado

Antes de adquirir um ar-condicionado, é recomendado saber exatamente qual parede irá receber o equipamento – caso não seja portátil –, para então avaliar os fatores externos. Procure responder às seguintes perguntas:

  • O local escolhido suporta um ar-condicionado?
  • Caso sejam necessárias, o seu prédio permite alterações na fachada, como a abertura na parede?
  • Haverá a necessidade de instalação para a passagem de tubulações?

Essas questões podem ser verificadas com um técnico especialista e a gerência do prédio. A partir dessas informações, a escolha do modelo ideal será mais fácil.

Estime a área do ambiente

Um ponto muito importante é verificar as medidas do ambiente e da parede em que o ar-condicionado será instalado. Essas dimensões permitem escolher corretamente a potência do aparelho em relação ao espaço, visando a melhor eficiência do produto.

Calcule a potência necessária

BTU é a sigla para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica) e representa a quantidade de calor trocado pelo aparelho no intervalo de 60 minutos. Quanto maior o número de BTUs, maior é a área que o ar-condicionado é capaz de resfriar. Confira as indicações de BTUs de acordo com o tamanho do ambiente:

  • Área de 9 m² – de 7.500 a 9.000 BTUs
  • Área de 12 m² – de 9.000 a 10.000 BTUs
  • Área de 20 m² – de 10.000 a 12.000 BTUs
  • Área de 25 m² – de 12.000 a 15.000 BTUs
  • Área de 30 m² – de 15.000 a 18.000 BTUs
  • Área de 40 m² – de 18.000 a 21.000 BTUs
  • Área de 50 m² – de 21.000 a 30.000 BTUs
  • Área de 60 m² – de 22.000 a 30.000 BTUs
  • Área de 70 m² – de 30.000 a 30.000 BTUs

Defina o modelo

Após definir o local que receberá o ar-condicionado, bem como a potência, é necessário escolher o modelo. Confira os três principais do mercado:

Ar-condicionado split

ar condicionado split vale a pena

Popular por ser um sistema de climatização de alta eficiência, o ar-condicionado split é silencioso e discreto, indicado para diversos ambientes, tanto residenciais quanto comerciais. Composto por duas unidades, uma interna e outra externa (evaporadora e condensadora, respectivamente), requer uma pequena reforma para a passagem da tubulação. Recomenda-se uma altura mínima de 2,3 m do chão e uma distância mínima de 25 centímetros de qualquer “obstáculo”, como uma prateleira, por exemplo.

Ar-condicionado de janela

ar condicionado de janela

Modelo mais clássico, o ar-condicionado de janela foi projetado para ser instalado dentro de uma janela padrão, nicho ou, em alguns casos, um recorte feito na parede. Esses aparelhos possuem o sistema de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de retorno de ar fresco voltado para dentro. Recomenda-se uma altura mínima de 1,8 m do chão e uma distância mínima de 50 centímetros para todos os lados em relação a uma porta ou outra janela, por exemplo.

Ar-condicionado portátil

uso ar condicionado portátil

O ar-condicionado portátil tem a facilidade de poder ser levado para diferentes locais. Além disso, tem prática instalação e não requer reformas. Funciona bem em ambientes de até 20 m² e para esfriar adequadamente necessita ventilar o ar quente em outro local, geralmente fora do imóvel, por isso recomenda-se deixá-lo próximo às janelas. Basta fixar a régua de vedação em uma janela de correr, conectar o tubo e pronto.

Agora que você já sabe o que considerar na hora da compra, pode escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades.

Leia também: Dicas para construir uma casa sustentável

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário