25 Março 2020

Como cuidar do jardim no outono

Como cuidar do jardim no outono

O outono é a estação do ano que marca a transição entre o verão e o inverno e tem como principais características o aumento da incidência de ventos e a redução gradativa das temperaturas e da umidade do ar. Essas mudanças climáticas também são sentidas pelas plantas, que merecem atenção neste período.

Após as altas temperaturas do verão, as plantas devem ser preparadas para descansar durante o inverno e vicejar nos dias de primavera. Entre os principais cuidados com o jardim nesta época do ano, estão as manutenções gerais que deixam a vegetação mais forte. Confira algumas dicas!

Limpeza e poda

No começo da primavera, o primeiro passo é fazer uma limpeza onde as plantas ficam. Remova as ervas daninhas e certifique-se de que as plantas estejam livres de insetos. Além disso, remova também os galhos e folhas secas com uma tesoura de poda bem afiada para evitar cortes mastigados. Esse processo de limpeza é essencial para que as plantas recebam os raios solares com mais facilidade, já que neste período a incidência da luz solar é menor.

cuidar do jardim no outono - SEPAC

Preparo da terra e adubação

Preparar a terra é fundamental para melhorar as raízes das plantas, a fim de facilitar a absorção do adubo. Após a limpeza, utilize um rastelo ou um pequeno garfo de jardim para revirar a terra com cuidado. Mudar as camadas de terra de posição ajudará na aeração do solo, evitando o acúmulo de fungos e o apodrecimento da raiz.

Após o preparo da terra, é preciso adicionar o adubo, a principal fonte de nutrientes que auxiliará no crescimento saudável da vegetação. Você pode colocar a solução que melhor se adequar à saúde da sua planta, como o húmus de minhoca, que mantém a terra úmida e evita o acúmulo de água.

Rega e plantio

rega e plantio outono - SEPAC

No outono, com as temperaturas amenas, a evaporação da água ocorre de maneira mais lenta. Dessa forma, regas diárias podem resultar no acúmulo de água e, consequentemente, no apodrecimento das raízes. Por isso, antes de realizar uma nova rega, certifique-se de que a terra está seca.

O outono é a melhor estação para plantar novas mudas! Escolha flores que crescem e florescem no fim do inverno ou começo da primavera e deixe o seu jardim mais bonito!

Com esses cuidados, as plantas ficarão mais fortes mesmo com os períodos de menor incidência de sol. Garanta que o seu lar tenha um espaço verde bem-cuidado durante o ano todo!

Leia também: A importância das abelhas para a vida na Terra

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário