14 julho 2021

6 lições de lideranças na pandemia que vieram para ficar

6 lições de lideranças na pandemia que vieram para ficar

As mudanças trazidas pelo distanciamento social demandaram, entre outras coisas, adaptação no universo corporativo. Para manter os negócios operando e evitar a queda de desempenho, as lideranças na pandemia precisaram exercitar seis lições que vieram para ficar. Confira abaixo.

Inovação das lideranças na pandemia

Boa parte da adaptação requerida durante a pandemia se refere à capacidade de inovar. Os líderes que enxergam oportunidades nos problemas viram nesse contexto possibilidades de agregar mudanças à empresa.

Seja por meio do aperfeiçoamento da experiência do cliente, seja pela incorporação da tecnologia para aprimorar serviços e atendimento, a inovação na gestão é certamente uma das maiores lições a serem mantidas daqui para frente.

Confiança na equipe

Equipe entrosada em escritório - SEPAC

O cenário impreciso e o trabalho remoto demandaram que as lideranças na pandemia exercitassem um importante fator para as relações internas da empresa: a confiança na equipe.

A segurança na capacidade dos colaboradores em home office tem sido essencial para estreitar as relações de trabalho e elevar o senso de competência e autonomia da equipe.

Foco

Em um contexto de trabalho no qual uma série de distrações poderia afetar a produtividade no home office, a importância de manter o foco destacou-se como uma das maiores lições desse período.

Para driblar possíveis dispersões, as lideranças na pandemia e suas equipes têm investido em métodos para priorizar tarefas, organizar as demandas do dia, manter o rendimento e alinhar objetivos em comum. Desta forma, as mudanças no modelo de trabalho não afetam os resultados da empresa.

Equilíbrio da equipe

A importância dos cuidados com a saúde, evidenciada no período da pandemia, chamou a atenção para outro fator essencial: o equilíbrio e o bem-estar da equipe.

Para que a empresa obtenha bons resultados e torne os ambientes estimulantes, é necessário que a cultura empresarial exercite práticas como a empatia, a colaboração, o senso de pertencimento e o hábito de feedbacks.

Solução de problemas

Os melhores tipos de lideranças durante a pandemia - SEPAC

O contexto de incertezas testou entre as lideranças na pandemia a habilidade de solucionar problemas e driblar imprevistos.

Esta é outra grande lição que veio para ficar e que muito tem a agregar às empresas. Quanto maior for a capacidade de tomar decisões e de lidar com desafios e obstáculos, melhor será a gestão de crises.

Senso de coletividade entre as lideranças na pandemia

Outro aprendizado trazido pelo contexto da pandemia refere-se ao espírito de equipe, que deve ser estimulado.

Ele ensina que formatos colaborativos de trabalho, inclusão de mais pessoas no desenvolvimento de projetos e lideranças abertas a sugestões favorecem a agilidade dos processos, os resultados e as relações internas da empresa.

Em contrapartida às inconstâncias da pandemia, muitas mudanças tendem a resultar em avanços para as empresas que transformaram os desafios em aprendizado e oportunidades de crescimento.

Leia mais: Consumidor 5.0: como alcançá-lo por meio do seu negócio

A SEPAC está há 43 anos no mercado, oferecendo as melhores soluções de higiene e bem-estar para o seu dia a dia. Acesse o site: www.sepac.com.br

Deixar um comentário