6 lições de lideranças na pandemia que vieram para ficar
As mudanças trazidas pelo distanciamento social demandaram, entre outras coisas, adaptação no universo corporativo. Para manter os negócios operando e evitar a queda de desempenho, as lideranças na pandemia precisaram exercitar seis lições que vieram para ficar. Confira abaixo.
Inovação das lideranças na pandemia
Boa parte da adaptação requerida durante a pandemia se refere à capacidade de inovar. Os líderes que enxergam oportunidades nos problemas viram nesse contexto possibilidades de agregar mudanças à empresa.
Seja por meio do aperfeiçoamento da experiência do cliente, seja pela incorporação da tecnologia para aprimorar serviços e atendimento, a inovação na gestão é certamente uma das maiores lições a serem mantidas daqui para frente.
Confiança na equipe

O cenário impreciso e o trabalho remoto demandaram que as lideranças na pandemia exercitassem um importante fator para as relações internas da empresa: a confiança na equipe.
A segurança na capacidade dos colaboradores em home office tem sido essencial para estreitar as relações de trabalho e elevar o senso de competência e autonomia da equipe.
Foco
Em um contexto de trabalho no qual uma série de distrações poderia afetar a produtividade no home office, a importância de manter o foco destacou-se como uma das maiores lições desse período.
Para driblar possíveis dispersões, as lideranças na pandemia e suas equipes têm investido em métodos para priorizar tarefas, organizar as demandas do dia, manter o rendimento e alinhar objetivos em comum. Desta forma, as mudanças no modelo de trabalho não afetam os resultados da empresa.
Equilíbrio da equipe
A importância dos cuidados com a saúde, evidenciada no período da pandemia, chamou a atenção para outro fator essencial: o equilíbrio e o bem-estar da equipe.
Para que a empresa obtenha bons resultados e torne os ambientes estimulantes, é necessário que a cultura empresarial exercite práticas como a empatia, a colaboração, o senso de pertencimento e o hábito de feedbacks.
Solução de problemas

O contexto de incertezas testou entre as lideranças na pandemia a habilidade de solucionar problemas e driblar imprevistos.
Esta é outra grande lição que veio para ficar e que muito tem a agregar às empresas. Quanto maior for a capacidade de tomar decisões e de lidar com desafios e obstáculos, melhor será a gestão de crises.
Senso de coletividade entre as lideranças na pandemia
Outro aprendizado trazido pelo contexto da pandemia refere-se ao espírito de equipe, que deve ser estimulado.
Ele ensina que formatos colaborativos de trabalho, inclusão de mais pessoas no desenvolvimento de projetos e lideranças abertas a sugestões favorecem a agilidade dos processos, os resultados e as relações internas da empresa.
Em contrapartida às inconstâncias da pandemia, muitas mudanças tendem a resultar em avanços para as empresas que transformaram os desafios em aprendizado e oportunidades de crescimento.
Leia mais: Consumidor 5.0: como alcançá-lo por meio do seu negócio
Deixar um comentário